Cidades
Sabor sem desperdício: oficina do Sesc ensina pessoas idosas a aproveitarem alimentos por completo
Iniciativa contou com a participação de 50 pessoas ligadas ao Centro de Convivência da Pessoa Idosa Novo Despertar
A cozinha experimental do Sesc Mesa Brasil, em Maceió, se transformou em um espaço de aprendizado e boas práticas alimentares durante as oficinas de aproveitamento integral de alimentos conduzidas pelas nutricionistas do Sesc, Luciana Barros e Waleska da Rocha, nesta terça (28) e quarta-feira (29), de forma gratuita. Com o objetivo de incentivar o consumo consciente e saudável, reduzindo o desperdício de alimentos, a iniciativa reuniu cerca de 50 idosos do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Novo Despertar, ligado à Pestalozzi.
Durante a atividade, dividida em dois grupos, os participantes aprenderam, na prática, três receitas criativas, saudáveis e saborosas: bife de casca de banana, bolinho de arroz com talos e refrigerante caseiro. “A proposta da oficina é mostrar como partes não convencionais dos alimentos podem ser aproveitadas no dia a dia. Um exemplo é o bife feito com a casca da banana, que tem ainda mais potássio que o próprio fruto. Nosso objetivo é que os participantes se tornem multiplicadores desse conhecimento, levando o que aprenderam para suas famílias e comunidades”, destacou a nutricionista do Sesc, Waleska da Rocha.
O Novo Despertar busca prevenir situações de risco e promover autonomia e bem-estar entre pessoas idosas. Para Rayane Lima, psicóloga que atua no grupo, a iniciativa do Sesc Mesa Brasil amplia as ações de cuidado e saúde. “Trabalhamos diariamente com o público idoso e percebemos que muitas das questões de saúde, como diabetes e hipertensão, podem ser amenizadas com uma alimentação adequada. Por isso, essa iniciativa do Sesc é tão importante, pois contribui para uma melhor qualidade de vida dos participantes”, afirmou.
Para Léa Alves Martins, de 86 anos, a oficina foi uma oportunidade de repensar hábitos e dar mais valor aos alimentos do dia a dia. “Foi uma experiência maravilhosa. Aprendi receitas novas, como o bife de casca de banana, que pretendo fazer para meus filhos, netos e bisnetos. Muitas vezes acabamos desperdiçando alimentos em casa, e a oficina mostrou como é possível reaproveitar o que normalmente iria para o lixo”, contou.
Mais lidas
-
1Wanda
Análise de dados e IA são temas de evento promovido pela Ufal
-
2Vem aí em 'Três Graças'!
Rogério Está Vivo? Mistério cerca a história do marido de Arminda
-
3Dia 30
Arapiraca celebra seus 101 anos de Emancipação Política com programação especial; confira
-
4Litoral Sul
Areia extraída de Piaçabuçu abastece a Braskem e ameaça o Pontal do Peba
-
5Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h




