Cidades

Alagoas já registra 740 mil portabilidades numéricas desde a implantação do serviço

Por Tribuna Hoje com assessoria 25/07/2025 14h38
Alagoas já registra 740 mil portabilidades numéricas desde a implantação do serviço
Serviço de portabilidade numérica permite ao usuário trocar de operadora e manter o mesmo número de telefone - Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Desde que a portabilidade numérica passou a ser oferecida no DDD 82, os alagoanos já realizaram 740 mil transferências de operadora, mantendo seus números de telefone. O serviço, que garante ao consumidor o direito de escolher a operadora que melhor lhe atende sem precisar trocar o número, continua em alta no estado.

Desse total, 625,11 mil (84%) das portabilidades foram feitas por usuários de telefones móveis, enquanto 114,91 mil (16%) envolveram telefones fixos.

Somente entre abril e 30 de junho deste ano, foram registradas 1,56 mil portabilidades de linhas fixas e 12,51 mil de linhas móveis em Alagoas, reforçando a tendência de maior mobilidade entre os usuários de celular.

Em todo o Brasil, mais de 100 milhões de brasileiros já utilizaram o serviço de portabilidade, que é regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A facilidade representa uma importante ferramenta de competitividade no setor de telecomunicações, permitindo que o consumidor escolha melhores preços, pacotes de dados ou qualidade de sinal, sem abrir mão de seu número de telefone.

A portabilidade numérica pode ser solicitada gratuitamente junto à nova operadora escolhida, que se encarrega de todo o processo. O prazo médio para conclusão da mudança é de três dias úteis, conforme determina a regulamentação vigente.