Cidades
Prefeitura de Maceió intensifica fiscalização contra instalação irregular de fiações e cabos em postes
Ação da Secretaria de Segurança Cidadã visa garantir a segurança da população e a organização do espaço público
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC), tem intensificado as ações de fiscalização para combater a instalação irregular de cabos e fios nos postes da cidade. O objetivo é garantir a segurança da população e a organização do espaço público, evitando riscos provocados pela fiação em desuso, mal fixada ou clandestina, que comprometem a estrutura urbana e a segurança dos cidadãos.
A SEMSC vem cobrando providências da concessionária de energia elétrica Equatorial Alagoas e das agências reguladoras, exigindo o cumprimento rigoroso das normas técnicas e regulamentares vigentes, conforme orientações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo a Aneel, o compartilhamento da infraestrutura dos postes entre prestadoras de serviços de energia e telecomunicações deve ocorrer de maneira ordenada, respeitando padrões técnicos e normas de segurança, para evitar acidentes e garantir a qualidade dos serviços prestados.
A Secretaria também está atuando em conjunto com a Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), que deu início à execução do projeto Rede Limpa. A iniciativa tem como objetivo prevenir riscos como curtos-circuitos, interferências na rede elétrica e até quedas de cabos, que podem provocar acidentes graves.
A prática comum de instalação independente de cabos pelas prestadoras, sem o devido compartilhamento da infraestrutura existente, tem causado a saturação dos postes, formando verdadeiros emaranhados de fios que comprometem não só a estética da cidade, mas também a funcionalidade do sistema de iluminação pública e a segurança da população.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, “o excesso de cabos nos postes não apenas prejudica a estética da cidade, mas representa um perigo real para pedestres e motoristas, além de afetar a segurança do sistema de iluminação pública e causar poluição visual. Estamos comprometidos em garantir que a infraestrutura urbana seja utilizada de forma ordenada e segura, em conformidade com as normas técnicas”, afirma.
Mais lidas
-
1Treta
Ex-jogador Edilson Capetinha é expulso do BBB 2026 após agressão a colega
-
2Celebridades na Sapucaí
Veja 7 estrelas internacionais que vão curtir a folia no Brasil
-
3O caso de Szopienice
A impressionante história real por trás da série Filhos do Chumbo
-
4Programe-se
Carnaval muda horários de shoppings e do comércio do Centro de Maceió
-
5Ações caem
Braskem dá calote de R$ 3,6 bi no Banco do Brasil



