Cidades
Semarh informa que Alagoas entrou em alerta máximo por conta das fortes chuvas
Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais monitora riscos de alagamentos, deslizamentos e elevação de rios e lagoas

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu alerta máximo nesta segunda-feira (19) em razão da intensificação das chuvas em Alagoas. A previsão indica acumulados significativos acompanhados de rajadas de vento nas regiões da Zona da Mata e Litoral — incluindo a Região Metropolitana de Maceió —, com possibilidade de continuidade até a terça-feira (20).
A população deve redobrar a atenção para riscos de alagamentos, elevação dos níveis dos rios e deslizamentos em áreas de encosta. As condições meteorológicas vêm sendo monitoradas em tempo real pela Semarh, que acompanha os modelos numéricos de previsão do tempo e imagens de satélite.
A análise mais recente indica que o acumulado de chuva em Maceió ultrapassou em 72h o que era esperado para todo o mês de maio, tal qual a região do Litoral. As regiões da Zona da Mata e outras áreas do estado, como Agreste e Sertão, há previsão de chuvas fracas a moderadas.
A Semarh alerta para a possibilidade de alagamentos em áreas urbanas com deficiência de drenagem, além da elevação dos níveis de rios e lagoas. O risco de deslizamentos de terra também permanece elevado nas zonas de encosta.
A recomendação é que a população evite transitar em áreas alagadas, fique atenta aos comunicados oficiais e, em caso de emergência, acione a Defesa Civil por meio do número 199, e/ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh segue em regime de plantão 24 horas, monitorando a situação e produzindo boletins com dados atualizados para orientar as ações do Governo do Estado, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e prefeituras municipais.
A Semarh reforça que novas atualizações poderão ser emitidas a qualquer momento, conforme a evolução do cenário meteorológico. O acompanhamento das condições do tempo, bem como dos níveis dos principais rios, pode ser feito diretamente pelo site da Semarh:
• Previsão do Tempo – Semarh: http://www.semarh.al.gov.br/te...
• Monitoramento Hidrológico – Semarh: http://www.semarh.al.gov.br/te...
Leia também
Unidades afetadas Secretaria de Educação faz levantamento para avaliar danos causados pelas fortes chuvas Maceió JHC e Rodrigo Cunha percorrem bairros e destacam investimentos para mitigar efeitos das chuvas Até quarta-feira (21) Defesa Civil Estadual recomenda suspensão de transporte escolar universitário por causa das chuvas Chuvas Deputada Fátima Canuto reforça preocupação com medidas para evitar enchentes em Alagoas Levantamento Chuvas intensas deixam 42 pessoas desabrigadas e 142 desalojadas em Alagoas, aponta Defesa Civil do Estado Serviços Prefeitura de Maceió recupera equipamentos de iluminação pública danificados pelas chuvas Drama Cadela morre após água da chuva invadir casa no Vale do Reginaldo, em Maceió Na Sala de Alerta Governador em exercício e secretário Vitor Pereira monitoram situação das chuvas em AlagoasMais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
4Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
5Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote