Política
Deputada Fátima Canuto reforça preocupação com medidas para evitar enchentes em Alagoas
Em 2023, parlamentar solicitou criação de comitê intersetorial para combater danos causados pela chuva

Com as fortes chuvas que estão atingindo os municípios alagoanos, causando alagamentos em diversas regiões, a deputada estadual Fátima Canuto voltou a manifestar preocupação com a urgência da realização de medidas para evitar os danos causados pelas chuvas anualmente em Alagoas.
Em 2023, a parlamentar apresentou uma indicação (Nº 631/2023), solicitando a criação de um Comitê Intersetorial para implantação de soluções para as enchentes em Alagoas. Conforme a indicação, a proposta da criação é envolver o Governo Federal, os governos estaduais de Alagoas e Pernambuco, que dividem as bacias hidrográficas do Mundaú e Paraíba, entre outros rios, e instituições como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para elaboração de estudos que apontam as melhores estratégias para evitar o transbordamento dos rios e lagoas.
A solicitação foi reiterada pela deputada por meio de outra indicação apresentada à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), em maio de 2024. De acordo com a proposição, o intuito é que o Governo do Estado promova uma ação estruturada visando reconhecer as áreas de escassez e excedentes hídricos, propondo obras que equilibrem estas distorções, promovendo segurança hídrica para o abastecimento humano, mantendo as atividades produtivas e ampliando novas oportunidades para o desenvolvimento econômico, minimizando as calamidades públicas, por meio de ações físicas, recuperação e construção de reservatórios com barragens e visando regularizar os mananciais.
“Muito além das ajudas emergenciais, é preciso também implementar soluções permanentes para que o estado não continue sofrendo ano após ano. Solicitamos ao governador a criação de um Comitê Intersetorial para o estudo e prevenção de enchentes. Infelizmente os danos causados pelas enchentes e também pela seca em Alagoas são históricos. Os eventos de chuva durante o período de inverno no nosso Estado são marcados por catástrofes, provocando inundações, alagamentos, transbordos de rios e lagoas. Em paralelo a essa situação, nosso Agreste e Sertão vivem momentos de seca, mesmo com tanta água que acaba não sendo armazenada e utilizada corretamente, descartando a possibilidade do aproveitamento”, pontuou a parlamentar.
Em setembro de 2023, Fátima Canuto promoveu uma audiência pública na Assembleia Legislativa, reunindo deputados, técnicos, engenheiros, entidades e associações para discutir soluções que evitem os danos causados anualmente tanto pela chuva quanto pela seca em Alagoas.
Leia também
Até quarta-feira (21) Defesa Civil Estadual recomenda suspensão de transporte escolar universitário por causa das chuvas Levantamento Chuvas intensas deixam 42 pessoas desabrigadas e 142 desalojadas em Alagoas, aponta Defesa Civil do Estado Serviços Prefeitura de Maceió recupera equipamentos de iluminação pública danificados pelas chuvas Drama Cadela morre após água da chuva invadir casa no Vale do Reginaldo, em Maceió Na Sala de Alerta Governador em exercício e secretário Vitor Pereira monitoram situação das chuvas em AlagoasMais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
5Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote