Cidades
Maceió celebra diversidade com arte e resistência na 14ª Marcha Contra a LGBTfobia
Ato reuniu população na orla com atrações culturais e co-realização da Prefeitura, por meio da FMAC
A orla da Ponta Verde foi palco, no último domingo (18), da 14ª edição da Marcha Contra a LGBTfobia de Maceió. A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) integrou a organização do ato, reafirmando o compromisso da gestão com os direitos da população LGBTQIAPN+ e com a cultura como instrumento de transformação social.
O evento foi marcado por uma ampla programação artística com apresentações de Naná Martins, Mister Jacob, Soraya Monte, Joelminha do Rec, além dos DJs Dallas, Carlota, John, Nanda Machado, Washington, João Guerra e Elias o Boyzinho. A arte foi utilizada como instrumento de protesto, celebração e resistência.
Presente na Marcha, o presidente da FMAC, Myriel Neto, representou a gestão JHC e reforçou que iniciativas como essa são fundamentais na construção de uma cidade mais justa e inclusiva.
“Mais do que uma marcha, esse é um grito coletivo por respeito, liberdade e dignidade. É tempo de ocupar as ruas com coragem e celebrar a diversidade como um direito. A FMAC se orgulha em caminhar ao lado da comunidade LGBTQIAPN+, fortalecendo essa luta com arte, afeto e resistência”, destacou o presidente.
Como forma de exaltar a arte como instrumento de luta, a FMAC levou ao palco da Marcha artistas locais que alegraram o público com suas performances e reforçaram a importância do apoio à causa.
“É muito importante esse movimento, é muito importante o apoio da Prefeitura de Maceió, o apoio da FMAC para que possa estar acontecendo esse evento. É uma alegria muito grande, para mim, estar aqui hoje. É mais que um ato de luta, é um ato de amor”, declarou a cantora Naná Martins.
A mobilização contou ainda com o reconhecimento da coordenação do evento. Michele Morais, coordenadora adjunta da Marcha, fez questão de agradecer o apoio da FMAC.
“Estamos aqui, em um ato de política, pedindo respeito, marchando por nossos direitos, amando para revolucionar. Eu quero agradecer, especialmente, a FMAC e ao presidente Myriel Neto”, disse Michele.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro



