Cidades

Morre Enaldo Marques, sócio-proprietário da Grafmarques

Empresário era vice-presidente da Associação Comercial de Maceió e Federalagoas e foi presidente do Conselho Deliberativo e do Comitê Gestor do CRB

Por Tribuna Hoje com Assessoria 15/05/2025 09h24 - Atualizado em 15/05/2025 20h12
Morre Enaldo Marques, sócio-proprietário da Grafmarques
Empresário Enaldo Marques faleceu na manhã desta quinta-feira - Foto: Assessoria

Morreu, na manhã desta quinta-feira (15), o vice-presidente da Associação Comercial de Maceió (ACM) e da Federalagoas, Enaldo Marques, de 54 anos. O também empresário lutava contra um câncer. O velório será realizado a partir das 13 horas na Associação Comercial em Jaraguá e o sepultamento às 19h, no Parque das Flores, em Maceió.

Proprietário da Grafmarques, Enaldo Marques construiu uma trajetória de sucesso no ramo gráfico em Alagoas, com visão de negócio e inovação. Ele exercia forte atuação em defesa do comércio local e da classe empresarial.

Ainda na manhã desta quinta-feira, a ACM e a Federalagoas emitiram uma nota à imprensa lamentando a morte do empresário. A nota salientou que Enaldo Marques foi um ícone no setor produtivo alagoano. Ele se destacou “pela liderança, capacidade elaborativa, diálogo e, especialmente, pela atenção com que tratava empresários, funcionários e fornecedores.”

O presidente da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas – Sistema Tribuna de Comunicação, Paulo gabriel, manifestou profundo pesar pelo falecimento do empresário Enaldo Marques, referência de competência, inovação e humanidade no setor gráfico e de comunicação visual.

"Enaldo unia com rara maestria capital e trabalho, valorizando seus colaboradores e entregando excelência a seus clientes. Sua visão moderna e gestão eficiente transformaram o mercado alagoano. Deixa um legado de ética, dedicação e amizade. Que descanse em paz", destacou. 

PAIXÃO PELO CRB

Enaldo Marques era apaixonado pelo CRB. Foi presidente do Conselho Deliberativo e do Comitê Gestor, além de ser um dos responsáveis pelo resgate do clube, coroando com uma sequência histórica de títulos e conquistas.

Nascido no Paraná, mas alagoano de coração, foi em Santana do Ipanema que nasceu seu tino empreendedor e de lá até hoje trabalhou ativamente pelo fortalecimento do comércio e pelo desenvolvimento econômico.

DEDICAÇÃO

ACM e a Federalagoas salientam que o empresário deixou um legado de trabalho e dedicação, marcado por seu respeito institucional e busca de diálogo contínuo com todos os setores, marcas que conduziram a Grafmarques e suas outras empresas.

A Secretaria Municipal de Esporte (Semesp) também lamentou a morte do empresário e destacou sua importância para construção da história do Clube de Regatas do Brasil (CRB). “Enaldo foi uma figura indispensável para a história do CRB, ao qual nutria uma paixão profunda. Ele exerceu papéis significativos, incluindo o cargo de presidente do Conselho Deliberativo e do Comitê Gestor. Sua liderança no resgate institucional e esportivo do clube trouxe um período de grandes conquistas ao time.”

Para secretário de Esporte Francisco Nascimento (Chicão), a morte de Enaldo Marques representa uma grande perda. "Enaldo foi muito mais do que um grande líder esportivo e empresarial. Ele era um amigo verdadeiro, sempre disposto a contribuir para o bem-estar coletivo. Perder alguém como ele é um golpe difícil para todos nós, que tivemos a honra de caminhar ao seu lado. Seu legado de dedicação e generosidade ficará para sempre em nossos corações. Minhas mais sinceras condolências à família e aos amigos nesse momento tão doloroso”.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, lamenta profundamente o falecimento do empresário Enaldo Marques, ocorrido nesta quinta-feira (15), aos 54 anos, após uma corajosa luta contra o câncer.

"Empresário visionário do setor gráfico, Enaldo Marques deixa um legado de dedicação, respeito e espírito associativo. Com trajetória marcada pela competência e pelo compromisso com o desenvolvimento econômico de Alagoas, destacou-se não apenas como gestor à frente da Grafmarques, mas também pelo seu papel ativo nas entidades de classe", diz trecho da nota.

"Enaldo foi referência no trato respeitoso com colaboradores, fornecedores e parceiros, mantendo sempre o diálogo e a ética como pilares de sua atuação empresarial", frisou o comunicado.

A Federação das Indústrias manifesta solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho, unindo-se ao setor produtivo alagoano no luto por essa perda. "Que Deus conforte a todos neste momento de dor".