Cidades

Mais dois acidentes aquáticos são registrados em três dias

Em Maragogi, incêndio com lancha deixa turistas feridos; em Marechal Deodoro, homem pula de catamarã e some

Por Valdete Calheiros - colaboradora / Tribuna Independente 23/04/2025 09h41
Mais dois acidentes aquáticos são registrados em três dias
Motor de lancha explodiu e provocou incêndio que deixou várias pessoas feridas, em Maragogi - Foto: Reprodução

Em três dias, Alagoas registrou mais duas novas ocorrências envolvendo embarcações em área marinha e em área lagunar, deixando vítimas em estado grave e um passageiro desaparecido. Os acidentes foram registrados nos litorais Norte e Sul, respectivamente, durante o feriadão prolongado que juntou os dias santos da Páscoa ao feriado de Tiradentes. Polícia Civil e Marinha investigam os acidentes.

O primeiro foi um incêndio em lancha, em Maragogi, na manhã da sexta-feira Santa. A causa do incêndio ainda não foi identificada. Testemunhas contaram que a lancha pegou fogo, após o motor explodir. O socorro foi realizado pelo Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] e pelo Corpo de Bombeiros.

A reportagem do jornal Tribuna Independente procurou a Secretaria de Estado de Turismo para saber como os sucessivos acidentes náuticos podem impactar a procura do destino Alagoas por turistas nacionais e estrangeiros, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

A Marinha do Brasil (MB) informou que “ao tomar conhecimento de um princípio de incêndio em uma embarcação de transporte de passageiros denominada WL TURISMO, que estava fundeada para o embarque de pessoal, nas proximidades da Praia do Centro, em Maragogi, enviou uma equipe ao local, a fim de efetuar as diligências necessárias. Ao chegar à localidade, não foi constatada poluição hídrica ou fatos que afetem a segurança da navegação. Será instaurado um Inquérito para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido”.

Ainda conforme a Capitania dos Portos, cabe destacar que a Marinha incentiva e considera importante a participação da sociedade, que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e fluviais, além de pedidos de auxílio) e (82) 3215-5800 e (82) 99324-8854 (diretamente com a CP/AL, para o envio de denúncias).
Na lancha que pegou fogo em Maragogi, 10 pessoas, entre gestantes e uma criança de três anos ficaram feridas. O grupo de turistas, todos da mesma família, é de Goiás. Uma das vítimas, teve 80% do corpo queimado e precisou ser levada ao hospital de helicóptero.

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, informou que três vítimas do acidente permanecem internadas.

O mais recente acidente registrado em área de competência da Marinha, aconteceu na última segunda-feira, dia 21, feriado de Tiradentes, na Lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro, quando um homem, identificado como José Batista dos Santos Neto Júnior, 30 anos, pulou de um catamarã e submergiu, próximo ao balneário.