Cidades

Júri de Albino Santos tem confissão e relatos de violência: réu é acusado por 18 assassinatos

Promotor Thiago Riff sustenta tese de homicídio e tentativa de homicídio duplamente qualificados; réu já confessou 16 dos 18 crimes e enfrenta 10 processos na Justiça

Por Tribuna Hoje 11/04/2025 15h32 - Atualizado em 11/04/2025 15h59
Júri de Albino Santos tem confissão e relatos de violência: réu é acusado por 18 assassinatos
Promotor de Justiça Thiago Riff durante o julgamento de Albino Santos, acusado por uma série de homicídios entre 2019 e 2024 - Foto: MPAL

O julgamento do réu Albino Santos de Lima teve início nesta sexta-feira (11), com depoimentos contundentes e a confissão dos crimes por parte do acusado. Albino é apontado como autor de 18 homicídios consumados e duas tentativas de assassinato, cometidos entre os anos de 2019 e 2024. Ele responde a 10 processos na Justiça e está preso desde setembro do ano passado.

Durante o júri, o promotor de Justiça Thiago Riff sustentou a tese de homicídio duplamente qualificado e tentativa de homicídio duplamente qualificada, em um dos casos em que Albino é julgado. A acusação é baseada em elementos como motivo torpe e recurso que dificultou a defesa das vítimas.

Albino é acusado de assassinar o barbeiro Emerson Wagner da Silva, por legítima defesa. A vítima foi morta em junho de 2024. O adolescente R.V.S., que estava com a vítima no momento, escapou. “Não tive escolha. Esse caso é uma exceção, um caso à parte. Fui vítima de uma tentativa de assassinato”, declarou Albino ao júri.

As três testemunhas arroladas pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL) foram ouvidas antes do interrogatório do réu. A primeira a depor foi o único sobrevivente da tentativa de homicídio que resultou na morte de Emerson, uma das vítimas. 

Segundo ele, Emerson o chamou para tirar satisfações com Albino, que teria tentado entrar na casa da namorada de Emerson. Após o confronto verbal, o acusado teria seguido os dois e, momentos depois, efetuado os disparos.



“Ele entrou numa rua escura e atirou. Emerson foi atingido e morreu ali mesmo. Eu só consegui escapar porque estava de moto”, relatou o sobrevivente.

As outras duas testemunhas foram a ex-mulher de Albino e o genro dela. Ambos relataram o comportamento agressivo do acusado. A ex-companheira afirmou que tentou a separação há alguns anos, mas Albino não aceitava o fim do relacionamento, mantendo uma postura intimidadora e violenta.

Quando foi ouvido pelo júri, Albino confessou o crime, mas alegou legítima defesa. Segundo ele, teria sido ameaçado pelas duas vítimas momentos antes do ataque.

Com os depoimentos concluídos, o julgamento segue agora para a fase dos debates entre acusação e defesa. O Ministério Público terá 1h30 para apresentar seus argumentos, mesmo tempo reservado à defesa. Após essa etapa, o promotor decidirá se fará a réplica.

A expectativa é de que o júri seja concluído ainda hoje, com a leitura da sentença pelo juiz do caso. O desfecho do julgamento poderá influenciar os demais processos que envolvem Albino Santos, cuja trajetória criminal tem chocado o estado de Alagoas pela brutalidade e quantidade de vítimas.