Cidades

Homenagem à Associação dos Cuidadores de Idosos marca abertura do XXIII CODEJE em Maceió

Por Rívison Batista 26/03/2025 23h10 - Atualizado em 26/03/2025 23h34
Homenagem à Associação dos Cuidadores de Idosos marca abertura do XXIII CODEJE em Maceió
Crismédio Costa e Petrucia Maria, a Dona Pêu - Foto: Rívison Batista

Teve início nesta quarta-feira (26) o XXIII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), que acontece até o dia 28 de março em Maceió. A solenidade de abertura foi marcada por uma homenagem à Associação dos Cuidadores de Pessoas Idosas de Alagoas, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo projeto "Trilhas da Inclusão: População Minorizada", que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da cidadania e da democracia.

Jaqueline de Oliveira e Paula Bernardino (da Jorgraf) - Foto: Rívison Batista

Durante a cerimônia, a cuidadora de idosos Petrucia Maria de Almeida, conhecida como Dona Pêu, foi homenageada por sua dedicação e contribuição à causa da inclusão e assistência à população idosa. A homenagem destacou sua trajetória e o impacto de seu trabalho na melhoria da qualidade de vida dos idosos em Alagoas.

A presidente da associação, Jaqueline de Oliveira, enfatizou os avanços conquistados nos últimos meses. “Já conseguimos protocolar dois projetos na prefeitura e um no TRE. Agora, em abril, vamos expandir nossas ações com um projeto de qualificação de cuidadores em parceria com a Uninassau”, afirmou.

Dona Pêu recebe homenagem no evento - Foto: Arquivo pessoal

O gerontologista e ativista da pessoa idosa Crismédio Costa ressaltou a relevância do evento para a inclusão de populações historicamente marginalizadas. “Todos os Tribunais Regionais Eleitorais estão reunidos aqui para tratar sobre democracia e inclusão. É fundamental garantir o acesso dessas populações que, muitas vezes, foram deixadas de lado. E dentro desse evento, temos representantes dessas comunidades, incluindo pessoas idosas”, destacou. Ele também elogiou a iniciativa do Judiciário alagoano. “O Tribunal Regional Eleitoral e o Judiciário de Alagoas estão de parabéns por promoverem, de forma concreta, essa inclusão”, completou.

Jaqueline também aproveitou o encontro para lançar um portfólio sobre sua trajetória como assistente social e presidente da associação. Além disso, ela integra a comissão de apresentação do evento. “Esse é um momento muito importante para nós, pois Alagoas está recebendo representantes das escolas judiciárias dos 26 estados. E para tornar essa recepção ainda mais especial, teremos uma homenagem do coral do TRE para todas as comissões presentes”, ressaltou.

Evento reuniu diversas autoridades de Alagoas - Foto: Rívison Batista

O XXIII CODEJE, sediado no hotel Ritz Lagoa da Anta, reúne coordenadores, assessores de comunicação e dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) de todo o país para debater desafios, boas práticas e inovações na educação eleitoral. A programação inclui palestras, oficinas e mesas-redondas sobre temas como linguagem simples na comunicação pública, inteligência artificial aplicada à educação eleitoral e acessibilidade. Entre os palestrantes estão os ministros Joelson Costa Dias e Vera Lúcia, além de especialistas como Frederico Franco Alvim e Vitor Monteiro.

Além das discussões técnicas, o evento também promove momentos culturais e visitas institucionais, proporcionando uma imersão na história e na cultura alagoana. O encerramento será marcado por visitas ao Museu do Tribunal de Justiça de Alagoas e ao Pontal da Barra.

Com o início do XXIII CODEJE, Maceió se consolida como um polo nacional para o debate sobre educação eleitoral, reforçando o compromisso das Escolas Judiciárias Eleitorais com a promoção da cidadania e o fortalecimento da democracia.