Cidades
Seprev participa da terceira edição do 'Lugar de Mulher é no Rei Pelé'
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) participou, nessa terça-feira (25), da terceira edição do projeto “Lugar de Mulher é no Rei Pelé”, organizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj). A iniciativa reuniu centenas de mulheres no Estádio Rei Pelé, oferecendo serviços essenciais de inclusão e apoio social voltados para o público feminino.
A Seprev participou como facilitadora na adesão de mulheres no programa Dignidade Menstrual, iniciativa do Governo Federal que promove a distribuição gratuita e contínua de absorventes higiênicos, assegurando o direito a este item fundamental e promovendo a saúde de meninas e mulheres.
A gerente de Prevenção à Violência da Seprev, Amanda Lima, explica que o serviço beneficia mulheres que estão entre 10 e 49 anos e que não têm acesso a esse item tão importante durante o ciclo menstrual.
“A participação da Seprev no evento de hoje foi de grande valia, principalmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social, uma vez que resgata a dignidade e possibilita o acesso a um item básico de higiene pessoal, que é o absorvente”, explicou a gerente.
Núbia Cristina, moradora da Vila dos Pescadores, no Trapiche da Barra, foi uma das beneficiárias do programa e elogiou o atendimento realizado pela equipe da Seprev. “O serviço foi muito bom e muito rápido, precisei apenas da minha identidade e da senha e-Gov. Recomendo demais, pois é uma economia que ajuda muito”, comentou.
A superintendente de Esportes, Lazer, Inclusão Social e Rendimento da Selaj, Andrezza Barros, estima que o evento teve um público estimado de 500 pessoas, incluindo muitas mulheres em situação de maior vulnerabilidade que foram beneficiadas com o programa Dignidade Menstrual.
“A presença da Seprev, trazendo o programa Dignidade Menstrual, foi fundamental para o evento de hoje, beneficiando dezenas de mulheres oriundas de vários bairros da capital alagoana. Só temos a agradecer pela parceria e pela iniciativa de levar assistência a quem mais precisa”, afirmou a superintendente.
Casa de Direitos
Para quem busca o acesso ao programa Dignidade Menstrual, o serviço é oferecido gratuitamente pela Casa de Direitos de Maceió. Cada mulher tem direito a 40 unidades de absorventes higiênicos para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias.
O benefício está disponível para mulheres entre 10 e 49 anos, inscritas no CadÚnico, com renda de até R$ 218, além de estudantes da rede pública e mulheres em situação de rua.
As equipes da Casa de Direitos orientam as beneficiárias durante todo o processo, fazendo a análise da documentação, verificando o direito ao benefício, emitindo a autorização e encaminhando a pessoa à farmácia mais próxima.
Os profissionais também auxiliam na criação da conta e-Gov e na obtenção da senha do Meu SUS Digital. A Casa de Direitos está localizada no Mirante do Jacintinho e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo número (82) 98727-7152.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro




