Cidades

Técnicas de enfermagem são demitidas por uso de atestados falsos na UPA do Tabuleiro

Diante da fraude, a médica formalizou denúncia por estelionato, registrando o Boletim de Ocorrência

Por Tribuna Hoje com agências 25/03/2025 14h34 - Atualizado em 25/03/2025 19h45
Técnicas de enfermagem são demitidas por uso de atestados falsos na UPA do Tabuleiro
UPA Tabuleiro do Martins - Foto: Carla Cleto/ Agência Alagoas

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tabuleiro do Martins, em Maceió, demitiu por justa causa duas técnicas de enfermagem na última semana, após a constatação de que havia dois atestados médicos falsificados para faltas explicativas ao trabalho.

A irregularidade foi identificada pela Coordenação de Recursos Humanos da UPA, que apresentou incoerências nos documentos apresentados. Para esclarecer a situação, uma equipe entrou em contato com uma médica cujo nome, carimbo do CRM e timbre de uma unidade de saúde de Satuba constavam nos atestados. A profissional confirmou que não emitiu os documentos, destacando que sua assinatura foi falsificada e seu carimbo utilizado de forma indevida.

Diante da fraude, a médica formalizou uma denúncia por estelionato, registrando um Boletim de Ocorrência no 14º Distrito Policial de Satuba, no dia 17 de março.

Em nota, a direção da UPA Tabuleiro do Martins ressaltou que não compactua com desvios de conduta de seus colaboradores e que segue adotando medidas rigorosas para coibir práticas ilícitas dentro da unidade.

A Coordenação de Recursos Humanos da unidade também informou que segue analisando atestados médicos expedidos anteriormente para identificar outras possíveis irregularidades. "Caso sejam detectadas novas fraudes, os documentos serão encaminhados ao Departamento Jurídico para análise e deliberação".

"A UPA Tabuleiro do Martins reafirma seu compromisso com a transparência e a ética profissional e destaca que está à disposição das autoridades policiais para prestar os esclarecimentos necessários", completou o comunicado.