Cidades

Inscrição para processo seletivo do Instituto Ponte entra na última semana

ONG está com 100 vagas abertas para alunos de todo o Brasil; Entidade é focada em educação e oferece bolsas de estudo e todo apoio para estudantes com bom desempenho escola;

Por Assessoria 24/03/2025 11h44
Inscrição para processo seletivo do Instituto Ponte entra na última semana
A entidade tem sede em Vitória, no Espírito Santo, mas desenvolveu uma metodologia híbrida que permite acompanhar alunos de todo o Brasil - Foto: Dayvison Nunes/Divulgação

Falta uma semana para o encerramento das inscrições do processo seletivo 2025 do Instituto Ponte, organização que há uma década transforma a vida de jovens talentos da rede pública por meio da educação. Os estudantes interessados têm até 30 de março para se candidatar a uma das 100 vagas disponíveis. A entidade tem sede em Vitória, no Espírito Santo, mas desenvolveu uma metodologia híbrida que permite acompanhar alunos de todo o Brasil. Ao ingressar no Instituto, o jovem pode garantir bolsas de estudo em escolas de excelência, cursos de inglês, transporte, alimentação, materiais didáticos, aulas de reforço e acompanhamento psicopedagógico até a conclusão do ensino superior.

Estão aptos a participar do processo seletivo alunos matriculados entre o 7º ano do ensino fundamental e o 2º ano do ensino médio, cujas famílias tenham renda per capita de até 1,5 salário mínimo. As inscrições são gratuitas e online, e a seleção conta com etapas classificatórias, como testes, dinâmicas e entrevistas. Para se inscrever, basta acessar: www.institutoponte.org.br
<...
Instituto Ponte já beneficia 360 alunos, em 12 estados brasileiros, e está ampliando a atuação no Nordeste. Atualmente, 47 jovens da região fazem parte do programa, e esse número subirá para 80 em 2025. A meta da ONG é que até 2029, 30% dos seus alunos sejam nordestinos, promovendo maior inclusão e oferecendo mais oportunidades para jovens talentos da região.

"Nosso compromisso é garantir que mais jovens tenham acesso a um ensino de qualidade e, consequentemente, a melhores oportunidades de vida. Queremos ver esses estudantes crescendo, conquistando espaço no mercado e mudando a realidade de suas famílias. Mas, para isso, precisamos que mais talentos conheçam e se inscrevam no programa e também mais apoiadores na região saibam do nosso trabalho”, explicou a presidente do Instituto, Bartira Almeida.

A entidade, que já foi reconhecido seis vezes como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, duas vezes como melhor do Espírito Santo, tem dados bastante expressivos que justificam sua atuação:

100% dos alunos do Instituto Ponte concluíram o ensino médio na idade certa (a média nacional é de 73,3%, segundo o IBGE).

92% ingressam na universidade em até um ano após a conclusão do ensino médio (no Brasil, menos de 25% dos jovens de 18 a 24 anos acessam o ensino superior, segundo o Inep).

38% dos universitários atendidos, a partir do 2º ano de graduação, já têm renda mensal 2,7 vezes maior que a renda per capita familiar de quando ingressaram no programa.

47% dos alunos do Instituto cursam engenharia e tecnologia, e 8% estudam medicina, em universidades como ITA, USP, Unicamp, Insper, Inteli, FGV, UFMG e UFES.

O custo anual por aluno no Instituto Ponte é de R$ 10.800,00, financiado por meio de doações e parcerias privadas.