Cidades
Desfile das escolas de samba celebra tradição da cultura local e anima público
Evento contou com apoio financeiro da Prefeitura de Maceió, valorizando esta tradicional expressão da arte brasileira

O último dia do desfile das escolas de samba de Maceió, nesse sábado (8), na orla de Ponta Verde, foi marcado pela animação do público e a vibração dos artistas locais. Com a participação das escolas Guardiões, Girassol, Gaviões, 13 de Maio e Unidos do Poço, a noite celebrou a tradição da cultura na capital.
Os desfiles tiveram início na sexta-feira (7), com as apresentações das escolas Dona Zezé, Imperatriz, Arco-Íris, Leões do Jaraguá e Jangadeiros. No segundo dia, a energia das agremiações, somada ao calor dos espectadores, criou uma atmosfera de festa e emoção.
Dentre os desfiles da noite, estava a homenagem da Escola de Samba Girassol à Chica da Silva. O coreógrafo da comissão de frente, Nor Brasil, compartilhou a dedicação do grupo ao trabalhar na encenação de uma das figuras mais emblemáticas da história brasileira.
"A gente veio com o tema Chica da Silva, representando a história dessa personagem. A comissão de frente trouxe os africanos, uma parte que representa também Chica da Silva, quando estava escravizada. Fazemos tudo isso com todo amor e carinho, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos", afirmou Brasil.
Ele também destacou a paixão pela cultura e pela arte do samba. "Esperamos, de coração, que o público tenha gostado, porque nos dedicamos muito para o desfile acontecer. A gente ama a cultura e tudo aqui é por amor. Não é fácil fazer isso acontecer", completou.
Entre o público presente, muitas pessoas demonstraram o quanto o desfile foi significativo para o fortalecimento da identidade cultural local. A estudante Glenda Moura, que acompanhou o evento com a família, comentou sobre a importância do carnaval para a cidade.

"Eu estou achando isso muito interessante. Principalmente, porque estou aqui com a minha família. É importante, pois mostra a cultura e sabemos o quanto esta precisa ser valorizada. Gostei muito do que vi", afirmou emocionada.
O evento também foi palco de um importante reconhecimento por parte das autoridades locais. O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Paulo Rodrigo Quirino de Oliveira, destacou os avanços do Carnaval de Maceió em 2025, que contou com um maior fomento às escolas de samba.
"O apoio às escolas de samba em 2025 representa o reconhecimento e o fortalecimento do Carnaval da cidade, reafirmando o compromisso com a valorização da cultura popular e com o fomento à economia criativa. O apoio financeiro garantido este ano não apenas impulsiona os desfiles e apresentações, mas também reconhece e potencializa o trabalho de centenas de profissionais que vivem e respiram o samba na capital alagoana", enfatizou o secretário.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas