Cidades
Seprev realiza Curso de Formação de Agentes de Proximidade do Ronda no Bairro
Durante duas semanas, 30 candidatos passaram por aulas teóricas e práticas visando o desafio do patrulhamento nas ruas

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) está realizando o Curso de Formação de Agentes de Proximidade 2025 da Superintendência do Programa Ronda no Bairro. Ao longo das duas últimas semanas, 30 candidatos a agentes passaram por aulas teóricas e práticas, visando prepará-los para os desafios a serem enfrentados no dia a dia de atuação.
Todos ainda vão realizar exames de saúde, Teste de Avaliação Física (TAF) e uma prova escrita, antes da conclusão. A turma é formada por sete reservas da PM e 23 egressos das Forças Armadas.
O curso foi aberto em 10 de fevereiro pelo superintendente do Ronda, tenente-coronel Fábio Melo, e pela gerente, capitã Antonieta Romeiro. Na ocasião, a oficial apresentou o Programa e falou sobre a filosofia do Policiamento de Proximidade.
As disciplinas discutiram temas como Abordagem Social, Noções de Direito aplicado à Atividade Policial, Defesa Policial, Condução de Viaturas e Motocicletas, Abordagem Policial, Condução de Patinetes e Bicicletas, Corregedoria e Disciplina, Telecomunicações, Comunicação Social e Registro de Ocorrências em Imagens, Tiro Defensivo, Atendimento Pré-hospitalar e Combate a Incêndios.
“Para o desenvolvimento das disciplinas, temos que agradecer aos parceiros do Ronda, como a Rotam da Polícia Militar, a própria PM e também ao Corpo de Bombeiros, que nos ajudaram a preparar os novos agentes para a prestação de um serviço de excelência nas ruas, garantido segurança e tranquilidade à população”, declarou o superintendente do Ronda.
Estágio
Além da etapa de disciplinas, todos os novos agentes passaram por um estágio nas ruas, durante as Prévias Carnavalescas no último final de semana, na Orla marítima, com os desfiles de vários blocos.
“Esse momento foi muito importante, porque eles puderam vivenciar na prática muito do que vão enfrentar durante o patrulhamento rotineiro nas áreas de atuação do Programa Ronda no Bairro”, informou o tenente-coronel.
"Pela primeira vez, estruturamos um curso completo para capacitar nossos agentes de proximidade, proporcionando uma formação mais intensa e qualificada. Antes, tínhamos apenas uma capacitação mais simples, mas entendemos a necessidade de um preparo mais robusto para que eles estejam plenamente aptos a enfrentar os desafios do patrulhamento e oferecer um serviço ainda mais eficiente à população”, afirmou o secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória.
Ainda segundo ele, a formação dos novos agentes de proximidade do Ronda no Bairro representa um passo essencial para fortalecer a segurança comunitária em Alagoas e reforça o compromisso do governador Paulo Dantas com a prevenção à violência e a promoção da paz social.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas