Cidades
DP assegura absolvição de mulher acusada de tentativa de homicídio após reagir a agressões do companheiro
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) obteve a absolvição de uma mulher acusada de tentativa de homicídio contra seu companheiro. A decisão foi tomada pelo júri popular após a defesa demonstrar que a cidadã agiu em legítima defesa ao reagir as agressões frequentes no contexto de violência doméstica.
Durante o julgamento, a Defensora Pública Heloísa Bevilaqua da Silveira ressaltou o histórico de violência enfrentado pela assistida e citou dados sobre feminicídio no Brasil.
“Conforme pesquisa publicada pela CNN, a cada 15 horas uma mulher é vítima de feminicídio no país. Infelizmente, quando consegue se defender e evitar a morte, muitas vezes acaba no banco dos réus, acusada de tentativa de homicídio ou homicídio”, destacou.
O caso ocorreu em 2018, em uma comunidade na parte alta de Maceió. Segundo os autos, o crime aconteceu durante uma discussão entre o casal, em que o homem agrediu a mulher (agressão esta comprovada por laudo pericial feito pelo IML). Para se defender, ela utilizou uma arma branca.
Ao longo da sessão plenária, a irmã da acusada testemunhou que, mesmo após o episódio, o casal reatou o relacionamento e a mulher continuou sofrendo agressões. Eles permaneceram juntos até 2024, quando a cidadã adoeceu e precisou ser internada, momento em que o homem a abandonou.
Diante dos fatos apresentados, o conselho de sentença decidiu pela absolvição da ré. Agora, ela será levada por familiares para o interior do estado, onde poderá receber tratamento médico e viver longe da violência doméstica.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro




