Cidades
Sistema Tribuna de Comunicação recebe Menção Honrosa do Ministério Púbico de Alagoas

O Sistema Tribuna de Comunicação e todas as suas plataformas, compostas pelo Jornal Tribuna Independente, Portal Tribuna Hoje e TV Web, foi um dos destaques na Reunião Ampliada da Rede de Busca Imediata do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID/AL), realizada pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL) nesta segunda-feira, 24, recebendo quatro menções honrosas.
Em nome da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas, receberam menções honrosas o presidente da Jorgraf, José Paulo Gabriel, o editor do jornal Tribuna Independente, Ricardo Castro, o editor do Portal Tribuna Hoje, Bruno Martins e o jornalista da TV Tribuna Hoje, o jornalista Claudio Bulgarelli, por sua contribuição na divulgação de informações e no apoio às buscas por pessoas desaparecidas no estado.

O evento, que aconteceu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, no bairro do Poço, em Maceió, reuniu autoridades do MP, como o procurador-geral Lean Araújo, o Promotor de Justiça José Antônio Malta Marques e a Promotora Marluce Falcão, coordenadora do PLID em Alagoas. Na oportunidade receberam menções honrosas o Secretário de Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva e o Secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, além de representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar de Alagoas, Polícia Civil de Alagoas, Corpo de Bombeiros Militar e diversos outros órgãos, inclusive municipal, todos ligados à área de segurança pública que compõe a rede ampliada de Busca Imediata do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID/AL).
Além disso, 24 veículos de comunicação também foram agraciados com a menção honrosa do MP, entre canais de TV e Rádio, jornais impressos e inúmeros sites. A coordenadora do PLID, Marluce Falcão, destacou a importância da imprensa no programa, afirmando que a mídia é a "espinha dorsal" das buscas.

O encontro também teve como objetivo alinhar as diretrizes do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (SINALID) e discutir melhorias na atuação dos órgãos envolvidos. Além disso, foram abordadas questões relacionadas à proteção de dados, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A solenidade marcou a integração de novos membros à Rede de Busca Imediata, reforçando a colaboração entre instituições e a sociedade civil.
O Plid é o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público do Estado de Alagoas O Programa efetua um cadastro de desaparecimentos que usa e sistematiza dados de diversas fontes, assim auxiliando no processo de localização e/ou identificação de pessoas desconhecidas.

Segundo o MP, mais de 150 pessoas desaparecem por ano em Alagoas, de acordo com os registros do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (SINALID). E esse número pode ser ainda maior, se forem consideradas as subnotificações. Em todo o Brasil, há 97.265 registros de pessoas desaparecidas.
Uma rede de busca imediata, entretanto, formada por mais de 35 órgãos públicos estratégicos, se ergueu em Alagoas em 2018 para mudar essa triste realidade, transformando a dor da ausência em esperança e que, na maioria dos casos, desemboca na alegria do reencontro. Trata-se do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), que gerencia em âmbito estadual o Sinalid, criado em 2010 a partir de projeto premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Administrado pelo Ministério Público Estadual (MPAL), o PLID em Alagoas tem índice de resolutividade dos casos registrados acima de 65%, a partir da instalação da ferramenta, em 2018. Isso porque foram herdados outros 1800 casos anteriores registrados pela Polícia Civil, por meio de Boletins de Ocorrência. Todos estes estão sendo revisados.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
3Novo Lino
Caso Ana Beatriz: sequestro de bebê de apenas 15 dias pode ter sido ''premeditado''
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Nota
Veja o funcionamento dos Correios nos feriados de abril