Cidades
Sistema Tribuna de Comunicação é pioneiro no debate sobre Economia Azul

O Sistema Tribuna de Comunicação se destacou como pioneiro na discussão sobre a Economia do Mar Sustentável, conhecida como Economia Azul. Em 2022, o Seminário Impacto da Convergência na Região Metropolitana de Maceió (RMM), promovido pela Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), - com sua rede de comunicação impressa, TV e portal, - em parceria com a empresa alagoana GQTech - Tecnologia e Gestão, promoveu o debate com especialistas sobre os desafios e oportunidades da Economia Azul na Região Metropolitana de Maceió, ressaltando a importância do setor para o desenvolvimento econômico e ambiental.
O evento atendeu à necessidade de atualização sobre o assunto do momento, trazendo um alerta para as condições críticas da metrópole, em níveis extremamente preocupantes de grave degradação ambiental e social.
O coordenador e mediador do seminário, Antonio Pinaud, da GQTech, especialista em Gestão Estratégica e Planos de Desenvolvimento Local e Regional Sustentável, destacou a sinergia entre um sistema de comunicação e os profissionais em discutir temas relevantes para a Região Metropolitana de Maceió.
“A ideia para a abordagem estratégica pela convergência setorial é central, ou seja, ela foi o nosso foco e fundamental. O propósito do evento evidenciou soluções para problemas cruciais da RMM, que são resultantes da fragmentação de políticas e planos que não convergem para um resultado sustentável”, apontou.

Antonio Pinaud ressaltou que os profissionais envolvidos no evento dedicaram o seu tempo e inteligência para apontar soluções de condições críticas da metrópole, que segundo ele, estão em níveis extremamente preocupantes de degradação ambiental e social.
“O seminário foi um alerta para iniciar a reversão dos indicadores inadequados de sustentabilidade social e ambiental, sendo uma ação de cidadãos totalmente independente de viés político. Unidos pelo desejo de ver acontecer o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana”, garantiu.
José Paulo Gabriel, presidente da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), frisou que o simpósio reforçou o trabalho de trazer para os alagoanos a informação com qualidade e independência, abrindo caminhos para o debate, em temas emergentes.

“A abertura de novos espaços e novos debates são nossas marcas. Com mais esse evento, ampliamos ainda mais a presença da Jorgraf junto à sociedade alagoana. Somos pioneiros em trazer à tona os problemas e soluções para a RMM”, frisou.
O diretor administrativo e financeiro, jornalista Flávio Miguel de Oliveira Peixoto, salientou que o debate com especialistas foi de fundamental importância para o desenvolvimento da região metropolitana de Maceió, bem como para nortear a visão de futuro sobre os recursos hídricos com base na sustentabilidade ambiental e econômica.
“Foram tratados assuntos relacionados com a gestão integrada de recursos e uma necessária convergência tecnológica com destaque para a economia do mar e suas estratégias de desenvolvimento econômico e social no ambiente da Região Metropolitana de Maceió, formando um sistema produtivo integrado", disse.
Certificação Selo Azul Cidades Costeiras

A Certificação Selo Azul Cidades Costeiras é um instrumento inovador de análise e reconhecimento das cidades que promovem a Economia Azul por meio de estratégias sustentáveis. Essa certificação é baseada em 20 requisitos e no índice da Economia Azul, que englobam governança, gestão costeira, incentivo aos setores marítimos, preservação dos ecossistemas e fomento ao empreendedorismo azul, impulsionando o desenvolvimento local e valorizando o bioma marinho brasileiro.

O Brasil tem um enorme potencial para a Economia Azul, com 17 estados litorâneos e 443 cidades costeiras distribuídas ao longo de 8 mil km de litoral. Essas regiões concentram mais de 80% do PIB nacional e da população, sendo chamadas de "Amazônia Azul" pelo seu impacto econômico e ambiental.
No dia 20 de janeiro, a FACERJ lançou a Certificação "Selo Azul Cidades Costeiras" na Secretaria Estadual de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro. A iniciativa conta com o apoio da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), ABEEMAR (Associação Brasileira das Empresas da Economia do Mar), Centro de Estudo das Cidades do INSPER, Unisuam e SEENEMAR.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Novo Lino
Caso Ana Beatriz: sequestro de bebê de apenas 15 dias pode ter sido ''premeditado''
-
5Nota
Veja o funcionamento dos Correios nos feriados de abril