Cidades

Arquidiocese de Maceió realiza preparação para a Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade será aberta na Arquidiocese de Maceió no dia 9 de março, com programação e Santa Missa na Catedral Metropolitana de Maceió.

Por Assessoria 20/02/2025 12h01
Arquidiocese de Maceió realiza preparação para a Campanha da Fraternidade
Campanha da Fraternidade aborda sobre o Meio Ambiente - Foto: Divulgação

A Arquidiocese de Maceió realiza, neste sábado (22), o seminário de preparação da Campanha da Fraternidade de 2025, cujo tema deste ano é Fraternidade e Ecologia Integral, e o lema aborda a passagem bíblica em Gênesis 1,31 que diz: “Deus viu que tudo era muito bom”. O encontro, que contará com a presença do arcebispo metropolitano, Dom Beto Breis, acontece no Colégio Madalena Sofia, na unidade localizada em frente à Praça Sergipe, no bairro do Farol. A entrada é gratuita e aberta para todo o público.

A Campanha da Fraternidade será aberta na Arquidiocese de Maceió no dia 9 de março, com programação e Santa Missa na Catedral Metropolitana de Maceió, presidida pelo Arcebispo.

Neste ano, o tema da Ecologia se conecta à criação da terra por Deus Pai. No sexto dia, houve a criação do ser humano e dos animais para que vivessem em comunhão e abundância. Deus viu que tudo aquilo era bom e que a natureza estaria à serviço do homem.

Entretanto, a Campanha da Fraternidade lembra que todas as coisas criadas por Deus, sendo belas e abundantes, devem ser aproveitadas com zelo e respeito.

O cônego Elison Silva explica que a proposta do seminário é preparar as comunidades e as paróquias para refletir sobre a preservação do meio ambiente, sendo semeadoras e propagadoras de boas práticas em relação à natureza.


“O tema Fraternidade e Ecologia Integral foi escolhido por conta desse grande apelo que o Papa Francisco vem fazendo desde a Laudato Si, acerca da nossa responsabilidade com a Casa Comum: cuidar do mundo criado por Deus e foi confiado a nós, frente a tantas catástrofes climáticas e a tanto crime cometido pelo homem. A ideia é formar acerca da responsabilidade com a criação”, explica o cônego Elison Silva.

Ele considera que a Campanha da Fraternidade convida e inclui à discussão, a imprensa, a universidade, as escolas, as autoridades e a sociedade como um todo. Ela desperta não somente à reflexão, mas também para o desenvolvimento de políticas públicas.

Além disso, é um período em que as orações se voltam com mais ênfase para as questões climáticas impactando o coração de cada cristão sobre a responsabilidade com a Casa Comum.

“É importante recordar esse horizonte de contribuição, sobretudo porque há indicações muito precisas da contribuição que a gente pode dar como cristão, como pessoa para esse mundo que Deus criou e que nós somos responsáveis”, pontua o cônego.

PROGRAMAÇÃO

O seminário de preparação da Arquidiocese de Maceió começa às 8h30 com a acolhida, seguida de oração. A abertura ocorre às 9h10 com cônego Elison Silva. Às 9h20, o arcebispo Dom Beto Breis dá a palavra. A programação segue ao longo do dia com discussões sobre o tema da Campanha da Fraternidade.

Na ocasião, haverá dois palestrantes convidados: professor Dilson Batista Ferreira, que é graduado em Arquitetura e Urbanismo, possui doutorado em Energia e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente; e a professora Maria Aliete Bezerra Lima Machado, graduada em Ciências Biológica, com mestrado em Agronomia e experiência na área de Botânica, com ênfase em Produção Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, Mata Atlântica, Reflorestamento, Caesalpinia echinata (pau-brasil), Syagrus coronata (ouricuri) e microrganismos endofíticos.

O seminário de formação será encerrado às 12h, com uma plenária, onde o público presente poderá discorrer sobre o tema da campanha e, em seguida, haverá oração final.