Cidades

Viaduto da Avenida Leste-Oeste pode ser interditado

Para engenheiro do Ibape, Marcelo Daniel, tráfego de veículos pesados precisa ser suspenso, para obras urgentes de reparos

Por Valdete Calheiros – colaboradora / Tribuna Independente 08/02/2025 13h03
Viaduto da Avenida Leste-Oeste pode ser interditado
Viaduto da Leste-Oeste apresenta ferragens expostas e pode colapsar se não for reformado urgentemente - Foto: Edilson Omena

O viaduto Leste Oeste que liga a parte alta de Maceió aos bairros da parte baixa, pela Avenida Leste Oeste corre risco de colapsar, caso a estrutura não receba obras reparadoras. A afirmação é do presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia em Alagoas (Ibape/AL), engenheiro civil Marcelo Daniel de Barros Melo que, inclusive, recomendou a suspensão do tráfego de veículos pesados para que as obras sejam iniciadas.

“O viaduto não está condenado. Tem como salvar realizando uma recuperação. No entanto, se continuar com a passagem de carretas carregadas, pode acontecer o colapso. Não o viaduto como um todo, a parte mais crítica é o lado de quem sobe. Se retirar os caminhões pesados já alivia para fazer a recuperação”, avaliou o especialista.

A reportagem do jornal Tribuna Independente recebeu, com exclusividade, um vídeo de um motorista preocupado com a segurança que o viaduto oferece a quem transita por ele.

Nas imagens, é possível ver uma enxurrada caindo pelas largas frestas abertas na estrutura do viaduto. Estruturas metálicas expostas. E boa parte da base comprometida.

Engenheiro alerta que parte mais crítica da estrutura está situada no lado dos motoristas que sobem no sentido Cambona -> Rodoviária - no lado direito da imagem (Foto: Edilson Omena)

O viaduto é acessado por milhares de veículos diariamente. Tanto por cima, quanto por baixo. Ao descer pelo viaduto, o motorista tem como opções os bairros do Jacintinho à esquerda, Poço à direita e Mangabeiras em linha reta.

A equipe de reportagem esteve no local na tarde desta sexta-feira e pode observar, in loco, diversas aberturas ao longo da estrutura. Fissuras largas que põem em dúvida a segurança do local.

Quando chove, como nos últimos dias, a situação é ainda pior. Os carros que passam por baixo do viaduto são banhados por uma verdadeira cachoeira, uma grande tromba d´água que cai fazendo, inclusive, um barulho enorme no capô dos carros e assustando os motoristas mais desavisados.

A prefeitura de Maceió não soube precisar o ano de construção do viaduto. Estimativas dão conta de que o equipamento foi construído há pelo menos 50 anos e, desde então, nunca passou por obras de manutenção. Recentemente as paredes laterais do viaduto receberam camadas decorativas de azulejo. O serviço, no entanto, nem de longe ofereceu nenhuma melhora à infraestrutura do local.

O engenheiro especialista em trânsito Fábio Barbosa também considera que o viaduto esteja precisando urgentemente de manutenção da drenagem e das juntas das lajes.

“O escoamento dele sempre foi péssimo. Deve estar muito comprometido por dentro e agora o comprometimento está aparecendo no exterior. Apesar de ser robusto, a estrutura está recebendo uma carga de tráfego que precisa ser verificada se ainda atende as especificações de projeto”, ponderou.

A pedido da Tribuna Independente o engenheiro analisou o vídeo. “Podemos verificar pelas imagens um desgaste além do normal causado por um longo período sem a devida manutenção da estrutura e sem a drenagem correta. Logicamente, se continuar sem a devida manutenção e correção, aumenta o risco de colapso”, afirmou ao completar que é preciso um especialista avaliar com mais precisão as falhas e detectar rachaduras.

De forma cautelosa, o engenheiro fez questão de frisar que é uma análise superficial feita, a partir das imagens enviadas por vídeo. “Pode ser que em loco apresente danos mais significativos”, salientou.

Essa não é a primeira vez que o viaduto Leste Oeste chama a atenção de motoristas e pedestres. Há algum tempo, um caminhão encostou nas grades do viaduto que, enferrujadas, quase caíram. O acidente aconteceu quando o motorista de um caminhão fez uma manobra arriscada para entrar na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, em Maceió e ao passar por uma rua estreita que dá acesso à avenida, o veículo acabou derrubando uma grade e parte do muro de contenção da Avenida Leste-Oeste, que faz cruzamento com a Fernandes Lima.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informa que já vem realizando reparos em estruturas semelhantes na capital, tendo concluído intervenções em cinco pontos. No caso específico, a Seminfra já deu início aos estudos necessários e aos trâmites burocráticos para a recuperação da estrutura.