Cidades

Autocuidado é necessário para educação

Cícero Filgueira, coordenador pedagógico da Hug Education, abordou importância de valorizarização do professor

Por Tribuna Hoje 30/10/2024 08h20
Autocuidado é necessário para educação
Cícero Filgueira ressaltou, durante a entrevista, a necessidade de os pais serem cada vez mais parceiros dos professores - Foto: Edilson Omena

No TH Entrevista desta semana, Cícero Filgueira, coordenador pedagógico da Hug Education, abordou a importância de valorizar o professor, especialmente neste mês de outubro, que celebra o Dia do Educador. Para assistir a entrevista completa, é só acessar o Canal Portal Tribuna Hoje no YouTube e tribunahoje.com.

Segundo Cícero, mais do que nunca, é necessário um olhar atento para a saúde mental e o bem-estar dos profissionais da educação, que diariamente enfrentam pressões e desafios que impactam sua saúde emocional.

Cícero ressaltou como os pais devem atuar como parceiros do professor, reforçando a educação das crianças em casa, ao invés de terceirizar toda a responsabilidade para a escola. “É uma via de mão dupla. A educação deve acontecer em casa e na escola, com pais e professores trabalhando juntos para o desenvolvimento da criança”, destacou.

O coordenador chamou a atenção para os índices alarmantes de depressão e esgotamento emocional entre educadores, que estão cada vez mais elevados devido à sobrecarga de trabalho, responsabilidades e a falta de apoio psicológico e emocional. Segundo dados recentes, a saúde mental dos educadores é constantemente afetada pelo excesso de demandas administrativas, prazos apertados e pela pressão de educar crianças e adolescentes.

INICIATIVAS

Para Cícero, a solução passa por um conjunto de ações de autocuidado, como a promoção de pausas durante a jornada, o respeito aos limites entre lazer e trabalho, além de um ambiente de trabalho que ofereça suporte emocional. A gestão escolar também desempenha um papel fundamental ao criar condições para o bem-estar dos professores, incentivando o diálogo, o reconhecimento dos desafios da profissão e o compartilhamento de experiências.

“Priorizar o autocuidado não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para que o professor continue fazendo a diferença na vida dos alunos”, ressaltou. Cícero reforçou que professores emocionalmente saudáveis são mais capazes de oferecer um ambiente de aprendizado positivo e inspirador, beneficiando toda a comunidade escolar.