Cidades

Tribuna Hoje se destaca na 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo em duas categorias

Os jornalistas Lucas França e Valdete Calheiros ficaram com o 2° lugar na categoria texto e o repórter fotográfico Edilson Omena também conquistou a segunda colocação em fotojornalismo

Por Tribuna Hoje 15/09/2024 10h59 - Atualizado em 15/09/2024 19h13
Tribuna Hoje se destaca na 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo em duas categorias
Valdete Calheiros e Lucas França, jornalistas - Foto: Bárbara Oliveira/Cortesia

O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) chegou à 11ª edição e foi celebrado na noite deste sábado (14), com presença de jornalistas e demais profissionais de comunicação de Alagoas. A cerimônia foi realizada no Salão Buffet e Espaço Chez Marie, bairro Sítio São Jorge, e premiou os melhores trabalhos com o tema “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”.

A reportagem especial “Reconstruir: do afundamento do solo para um novo alicerce’’ que mostra a realidade vivida pelos empreendedores e empresários dos cinco bairros atingidos pelo o afundamento do solo causado pela mineração da Braskem, dos jornalistas Lucas França e Valdete Calheiros, publicada no Portal Tribuna Hoje, no dia 28 de maio deste ano, ficou em segundo lugar na categoria texto.

O repórter fotográfico Edilson Omena também foi agraciado com o segundo lugar na categoria fotojornalismo com imagem publicada no portal para a matéria: "Moeda verde: a força e a coragem de pequenos empreendedores", que retrata a vida dos produtores da Caatinga e projeto Nosso Mangue.

Para a jornalista Valdete Calheiros, ganhar o 2° lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo é uma grande honra e um reconhecimento feito pelo trabalho sério e comprometido com a verdade dos fatos. “Na reportagem especial, Lucas e eu, retratamos a luta dos pequenos empresários e microoempreendedores dos bairros atingidos pelo afundamento do solo causado pela Braskem para reerguerem seus negócios. Afinal, junto com o solo que foi afundado, eles perderam parte dos seus sonhos, com os lares e pontos comerciais destruídos. Através da reportagem, conseguimos mostrar que esses empresários não são invisíveis”, comentou.

“Dedico o prêmio ao meu pai, jornalista Valmir Calheiros (in memorian) que, literalmente, colocou à caneta do Jornalismo na minha mão. E dedico também aos meus filhos que entendem minhas ausências e são meus primeiros leitores. E mais ainda, dedico a cada um dos comerciantes que tiveram que fechar seus negócios, de forma abrupta. Agradeço, imensamente, ao Sebrae, pela iniciativa em premiar trabalhos jornalísticos, a Jorgraf [Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas] que está sendo, novamente, minha segunda casa, aos jornalistas Lucas França e Bruno Martins porque, sim, Jornalismo se faz em equipe, ao repórter fotográfico Edilson Omena e ao Jonatan Canuto que editou as imagens no vídeo inserido na reportagem. E a toda a equipe da Tribuna, desde os colegas jornalistas à direção’’, finalizou Valdete.

O jornalista Lucas França também ressaltou a importância da pauta para toda Alagoas. “São seis anos da maior tragédia urbana do mundo. E nesse tempo, muita gente, incluindo os empreendedores ainda buscam por respostas sobre o que de fato aconteceu e vem acontecendo nessas localidades. Muitos perderam sua moradia e de quebra o sustento da família. Alguns conseguiram reconstruir e ter um novo recomeço, mas a maioria ainda busca na Justiça suas indenizações’’.

Lucas explicou a parceria com Valdete Calheiros afirmando que a dupla vai continuar trabalhando para colocar em evidência quem mais precisa. “Nosso papel é dar voz a quem necessita delas, com histórias reais e que por muitas vezes não são publicadas nos veículos de comunicação convencionais’’, finalizou o repórter Lucas França.

Para Edilson Omena, o trabalho feito com dedicação possibilita reconhecimentos. “Estou muito feliz por mais este prêmio na minha carreira como repórter fotográfico. Agradeço a Tribuna pela oportunidade que me deram em mostrar meu trabalho. Para quem não venceu desta vez, meu conselho é: Nunca desista! Continue fazendo o seu melhor, inovando nas produções que o reconhecimento um dia chega’’.

O presidente da cooperativa, José Paulo Gabriel parabenizou os premiados e lembrou do jornalismo feito com qualidade que se destaca não só em Alagoas mas, em todo o território nacional.

“Recebo a notícia sempre de forma positivista e de fidelidade dos nossos abnegados cooperados em defesa da intercooperação, democracia cidadã e interesse pela comunidade e pelos seus membros. Portanto, temos que louvar a postura dos Jornalistas que com suas intuições e talentos, produzem conteúdos que são reconhecidos pelos grandes mestres de inúmeras corporações, fundações e instituições de relevância nacional. Parabéns a Jorgraf e aos comtemplados por mais esse prêmio e que sejam agraciados mais e mais vezes’’, pontuou Paulo Gabriel.

Marilene Canuto, diretora comercial da Jorgraf, disse que é uma satisfação para toda a cooperativa, mais um reconhecimento em forma de premiação. “Que satisfação ver que Lucas França, nosso jornalista que já tem um histórico, local, regional, nacional e agora o segundo lugar da premiação do Sebrae para compor sua coleção de troféus, dessa vez em parceria com a também jornalista Valdete Calheiros. Parabéns aos dois. Com esse feito o nome da nossa cooperativa é cada vez mais evidenciado, mostrando aos demais participantes e até a instituição o corpo de profissionais que temos. Me sinto honrada e feliz’’.

O diretor administrativo-financeiro, Flávio Peixoto também parabenizou os vencedores e ressaltou a importância de um jornalismo feito com credibilidade e independência. ‘’Parabéns aos vencedores. São merecedores dessa conquista e com isso mostram o quanto o Jornalismo profissional e responsável é fundamental para sociedade’’.