Cidades

Como pneus se tornam combustível

Diretor de empresa explica que transformação beneficia meio ambiente; pneus podem ser entregues pela população

Por Redação com assessoria 24/07/2024 08h24
Como pneus se tornam combustível
Marnes Gomes, diretor operacional da Alagoas Ambiental, destaca benefícios para o meio ambiente - Foto: Edilson Omena

O descarte irregular de pneus é um grande problema do Brasil. Muitas vezes o descarte de forma irregular do produto, acaba poluindo o meio ambiente e prejudicando a saúde pública. Afinal, quando acumula água se torna criadouro para mosquitos como o Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

O diretor operacional da Alagoas Ambiental, Marnes Gomes, foi o entrevistado da semana do TH Entrevista. Ele explicou que a empresa é a única do estado que beneficia pneus de forma ecologicamente correta, sustentável e de graça. A indústria de transformação consegue processar até três mil pneus por dia: o equivalente a 20 toneladas.

Marnes contou como o processo é realizado na Central de Tratamento de Resíduos, na cidade de Pilar.
“Todos os pneus ficam armazenados numa área coberta, até iniciarmos o processo de beneficiamento. Primeiro, eles são cortados num equipamento utilizado para retirar a capa. Isso possibilita a retirada do arame de aço, que é separado e reciclado. Depois o pneu é cortado em pedaços menores e segue para a esteira e segue para o triturado, onde é transformado em pequenos pedaços, chamados ‘chips’. Eles são utilizados como combustível em indústrias, como as cimenteiras e substituem o uso de combustíveis fósseis, com um custo bem menor”, detalha.
Uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (416/2019) permite a utilização de pneus inservíveis como combustível em processos industriais, seguindo as normas técnicas em vigor e atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos, para a reutilização com aproveitamento energético do resíduo.
E em junho, quando é celebrado o Mês do Meio Ambiente, a Alagoas Ambiental reforça o compromisso com a natureza e a sociedade.
A indústria quer firmar parcerias para o recolhimento e o recebimento gratuito de pneus. O assessor da diretoria, Tarcísio Neto, detalhe que pessoas físicas, empresas e até o poder público podem fazer o envio, de graça. O contato deve ser feito pelo número (82)98187-5839.
“Armazenar pneus é um desafio até para os grandes aterros, por causa do volume. Como conseguimos dar a destinação adequada, queremos também dar uma contrapartida social. Se uma prefeitura tem os pneus, pode mandar de graça para a nossa unidade de tratamento que recebemos sem custo nenum.
Para assistir a entrevista completa você pode acessar o canal Tribuna Hoje no YouTube ou portal tribunahoje.com