Cidades

Praça do Canaã fica sem iluminação e população cobra providência da Prefeitura de Maceió

Crianças brincam no escuro e trabalhadores transitam com medo pela escuridão do local

Por Rívison Batista 27/06/2024 21h51 - Atualizado em 28/06/2024 09h19
Praça do Canaã fica sem iluminação e população cobra providência da Prefeitura de Maceió
Praça no Canaã está às escuras e comunidade sofre com a falta de iluminação - Foto: Edilson Omena (todas as fotos da reportagem)

Escuridão e revolta. Uma praça no bairro do Canaã, em Maceió, foi entregue à população, porém a iluminação não foi ligada. Crianças brincam no escuro e moradores temem pela segurança da comunidade. No fim de semana que antecedeu o dia de São João, houve uma festa na localidade, porém servidores da Prefeitura de Maceió desligaram a energia da praça e a população ficou no escuro. Indignados, os moradores estão com medo que crimes possam acontecer por causa da falta de energia no lugar. Os moradores também falam que o desligamento da energia no local tem motivações políticas. A praça era para ter sido “inaugurada formalmente” na semana passada com a presença de representantes da Prefeitura de Maceió, porém o evento não aconteceu e a iluminação continua desligada.

Jonas Nataniel é morador da comunidade do Canaã e falou com a equipe da Tribuna sobre a escuridão e o desinteresse da Prefeitura de Maceió em resolver a situação. “Moro aqui no Canaã desde que nasci. Há uma semana, teve uma pré-inauguração da praça. O pessoal tirou os tapumes que estavam impedindo os moradores de entrar e a comunidade entendeu que já podia fazer uso dos equipamentos que foram instalados aqui, como brinquedos, por exemplo, e isso não aconteceu. A praça está às escuras. A criançada aí brincando no escuro, é arriscado ter um acidente”, afirmou o morador.

Segundo Jonas, a praça também é rota de trabalhadores todos os dias, tanto para irem ao trabalho, como para voltarem para casa. E a escuridão do local assusta esses moradores, que precisam passar por ali para garantir o sustento de suas famílias.

Iluminada e sem iluminação

Uma equipe de servidores da Prefeitura de Maceió estava na praça no momento em que a equipe da Tribuna fazia a reportagem. Na ocasião, os servidores ligaram a energia do local para apenas testar a iluminação. Após alguns minutos, a iluminação foi desligada novamente. Veja a diferença:

Com iluminação:


Sem iluminação:



Motivação política

De acordo com os populares, o desligamento da energia na praça tem a ver com questões políticas. Os moradores alegam que a festa que aconteceu no fim de semana teve apoio de um pré-candidato a vereador por Maceió que é oposição ao prefeito JHC. “Então a Prefeitura de Maceió praticamente sabotou a nossa festa por causa de assuntos políticos. Independentemente de qualquer coisa, a população não pode passar por uma situação dessas. Iluminação pública é um direito de todos”, afirmou um morador que optou por não se identificar.

Comerciantes quase foram prejudicados

O morador Luiz André também falou com a reportagem. “É uma situação perigosa. Se não queriam que a população tivesse acesso à praça, não tinham tirado os tapumes. Tiraram os tapumes, os brinquedos ficam cheio de crianças, a quadra toda escura com a criançada brincando. No fim de semana do São João, a gente ia fazer uma festinha. Chegou um pessoal da Prefeitura e desligou a energia”, comenta o morador. A festa aconteceu mesmo assim, pois os moradores fizeram uma extensão para pegar energia de outro local. “Todo mundo brincou, mas a praça ficou toda escura. Não é todo mundo que quer descer para o Jaraguá. Quem quer brincar no bairro, como faz?”, questionou.

Luiz André afirmou que, no dia da festa, muitos comerciantes compraram mercadorias para vender na praça, porém quase tiveram um prejuízo grande com a falta de energia no local e a sorte deles foi que os moradores deram um jeito para a festa acontecer. “A comunidade se reuniu e colocou umas lâmpadas aqui pela lateral e o evento aconteceu. Ninguém saiu no prejuízo por causa da ação da comunidade”, falou.

A população agora espera uma solução da Prefeitura de Maceió para o problema.