Cidades

Após atuação da Defensoria Pública, comunidades relatam melhorias no fornecimento de água em Rio Largo

Apesar da melhora, ainda há relatos de desabastecimento em algumas áreas dos Conjuntos Jarbas de Oiticica e Antônio Lins

Por Assessoria Defensoria Pública de Alagoas 09/04/2024 18h14
Após atuação da Defensoria Pública, comunidades relatam melhorias no fornecimento de água em Rio Largo
Caso é acompanhado pelos Defensores Públicos Suellen Rodrigues de Aguiar e Lucas Monteiro Valença - Foto: Assessoria Defensoria Pública de Alagoas

Durante reunião, ocorrida na semana passada, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DP/AL) recebeu a confirmação que, após início da atuação da Instituição, houve melhoria no abastecimento de água fornecido aos moradores dos Conjuntos Jarbas de Oiticica e Antônio Lins, no Município de Rio Largo. O caso é acompanhado pelos Defensores Públicos Suellen Rodrigues de Aguiar e Lucas Monteiro Valença.

Conforme relatado pelo líder comunitário do Conjunto Jarbas de Oiticica, Givanildo Nicácio, houve uma melhoria significativa no abastecimento de água, porém, ainda persistem deficiências. “Gostaria de agradecer pelo resultado da melhoria no abastecimento de água, pelas conquistas dos elevados, pela reativação das caixas de água, pelo isolamento da questão do desvio da Mata do Rolo e pela instalação de mais uma bomba. Estes investimentos e modificações foram essenciais e só foram possíveis graças à atuação da Defensoria Pública, do Dr. Lucas e da Dra. Suellen. Há oito anos enfrentamos essa situação e não tínhamos visto nenhum avanço em relação aos pedidos de melhorias. Hoje, embora seja uma vitória pequena, é um passo significativo que acreditamos que irá melhorar ainda mais a realidade da comunidade", destacou.

Apesar das melhorias, a Defensoria Pública identificou que ainda existem áreas com desabastecimento. A BRK se comprometeu a investigar os motivos da deficiência no abastecimento das quadras C1, C2, E, G1 a G9 no Conjunto Jarbas Oiticica, assim como no Conjunto Antônio Lins e solucionar os possíveis problemas.

A Defensoria Pública segue acompanhando o caso e deve oficiar o Instituto de Meio Ambiente (IMA), para realização de perícia na região. Além disso, a Instituição está articulando a realização de um feirão de atendimento na comunidade, previsto para o próximo mês, com o objetivo de identificar e solucionar possíveis problemas.