Cidades
Alagoano tem obra exibida em maior exposição de artistas negros do país
Videoinstalação “Bebedouro”, do diretor e roteirista Ulisses Arthur, se encontra na mostra “Dos Brasis”, no Sesc Belenzinho, em São Paulo

Uma exposição que tem como tema principal a centralidade do pensamento negro no campo das artes visuais. Essa é a “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”, mostra que atualmente se encontra no Sesc Belenzinho, em São Paulo, e que configura como “a mais abrangente exposição dedicada exclusivamente à produção de artistas negros já realizada no país”.
Na mostra, o visitante encontra artes visuais, em linguagens variadas (como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações), de artistas de diferentes épocas e situados em diferentes lugares do Brasil. Entre esses artistas está Ulisses Arthur, um diretor e roteirista alagoano, de 30 anos, nascido na cidade de Viçosa.
A obra de Ulisses que integra a exposição é a videoinstalação “Bebedouro”, que é composta por três telas situadas lado a lado, formando um arco côncavo que convida o espectador a se posicionar no centro do trabalho e se inserir na narrativa. Por meio dos cenários mostrados, o espectador visita escombros de alguns bairros de Maceió que foram afetados pela tragédia ambiental provocada pelas atividades de mineração realizadas pela petroquímica Braskem.
Entre os bairros atingidos está Chã de Bebedouro, que se destaca entre os cenários da história e dá título à obra. “O nome (bebedouro) me passa essa ideia de fonte; uma fonte que nos alimenta e que não se esgota, por mais que pareça se esgotar”, disse Ulisses. A videoinstalação tem duração de 12 minutos e apresenta uma narrativa que mistura ficção com imagens documentais, criando um desfecho alternativo para esse capítulo catastrófico e emblemático de Maceió. Uma tentativa, de acordo com o artista, de “imaginar sobre a ruína”.
Sobre a participação na mostra, Ulisses discorre: “Para mim é maravilhoso; como profissional é incrível. É extraordinário fazer parte disso, ao mesmo tempo que é difícil dimensionar o alcance da obra e como ela vai reverberar no meu trabalho e em Maceió”.
Em 2024, Ulisses planeja lançar um curta derivado de “Bebedouro” e com comentários dos artistas envolvidos na produção do vídeo. Além disso, ele objetiva trazer a videoinstalação para Maceió, mas em outro formato. “Planejo algo maior, quero que ela fure bolhas”.
A mostra Dos Brasis tem entrada gratuita e segue aberta para visitação, no Sesc Belenzinho, até o dia 28 de janeiro de 2024. Depois, uma parte da exposição circulará em espaços do Sesc por todo o país, ao longo dos próximos 10 anos. A curadoria da mostra é de Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos.
Mais lidas
-
1'O Jogo da Viúva'
História real que chocou toda Valência é o novo filme da Netflix
-
2Construção desordenada
'Espigões' na orla de Maceió em xeque
-
3Vem por aí!
O que acontece com Cecília e Laís em 'Vale Tudo': casal passará por duas tragédias na novela
-
4Moradores de Penedo
Acidente no Trevo do Polo, em Marechal Deodoro, deixa duas vítimas fatais
-
5Tá chegando!
Vem por aí! Quais personagens voltam para 'Êta Mundo Melhor!'