Cidades

Secretaria Municipal de Saúde transfere pacientes do Sanatório para outras unidades hospitalares

Medida visa garantir a segurança dos pacientes e colaboradores em caso de afundamento do solo e assegurar a continuidade do tratamento dessas pessoas

Por Ana Cecilia da Silva / Ascom SMS 29/11/2023 22h47 - Atualizado em 30/11/2023 00h15
Secretaria Municipal de Saúde transfere pacientes do Sanatório para outras unidades hospitalares
Medidas foram anunciadas em reunião - Foto: Ascom SMS

Em reunião realizada nesta quarta-feira (29), o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, alinhou junto aos prestadores contratualizados, a transferência de pacientes do Hospital Sanatório para outras unidades hospitalares. A medida ocorre em virtude do iminente risco de afundamento de da mina 18 da Braskem, no Mutange, o que afetaria o Pinheiro, local onde o hospital está localizado.

Segundo o secretário de Saúde do município, Luiz Romero, foi dada uma resposta rápida a essa questão. "Estamos cuidando dos nossos pacientes que estão no hospital Sanatório, retirando essas pessoas e redistribuindo para outros hospitais, não só os casos de internação, mas aqueles que fazem hemodiálise", destaca.

"Estamos seguindo as instruções da Defesa Civil e elaborando toda a logística de assistência, para caso ocorra algo mais sério, estejamos em condições de prestar todo o cuidado necessário", completa Luiz Romero Farias, secretário de Saúde de Maceió.

Além da transferência de pacientes clínicos, cirúrgicos, de Unidade de Terapia Intensiva e Hemodiálise, a Saúde anunciou a suspensão do ponto facultativo das Unidades Básicas de Saúde e reforçou atendimentos, convocou profissionais e insumos necessários para prestar a assistência necessária à população.

Confira a nota do Hospital Sanatório na íntegra:

"Nota do Hospital Sanatório

A direção do Hospital Geral Sanatório comunica aos seus colaboradores, usuários e à população em geral que, tendo em vista as determinações oriundas da Defesa Civil municipal e considerando as informações dos órgãos de controle e segurança acerca do perigo de colapso iminente e deslocamento abrupto do solo na região do Mutange, com possível repercussão na área onde está localizado o nosso hospital, decidimos, por medida de segurança, precaução e prevenção de desastres, acionar o Plano de Contingência elaborado desde a ocorrência dos primeiros eventos geológicos.

Em função disso e em comum acordo com a gestão estadual e municipal de saúde, efetuaremos o remanejamento dos pacientes internados para outros hospitais, assim como garantiremos a continuidade, em outros serviços, dos pacientes submetidos rotineiramente a sessões de hemodiálise nas dependências de nosso hospital.

À medida em que essas medidas sejam detalhadas e colocadas em prática, informaremos aos familiares e aos próprios pacientes sobre cada uma delas.

Lamentamos, mais uma vez, quaisquer transtornos decorrentes dessa lastimável situação, mas a segurança de nossos pacientes e colaboradores e a continuidade da assistência médica aos nossos usuários estão acima de tudo e não mediremos esforços para preservá-las.

Maceió, 29 de novembro de 2023

À direção do Hospital Geral Sanatório"