Cidades
Maceió será sede do maior evento nacional de promoção da inclusão das pessoas com deficiência
27° Congresso Nacional das Apaes acontece na capital de 29 de novembro a 1º de dezembro
A capital alagoana está em contagem regressiva para receber, de 29 de novembro a 1° de dezembro, o 27° Congresso Nacional das Apaes – Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais. O evento, organizado pela Apae Brasil, acontecerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, e reunirá de 2.500 a 3 mil pessoas com deficiências, profissionais de saúde, estudantes e terapeutas.
O Congresso Nacional das Apaes é um espaço em que profissionais das mais diversas áreas de atuação terão a oportunidade de compartilhar conhecimento e trocar experiências, por meio de pesquisas acadêmicas e metodologias modernas, a fim de contribuir para o fortalecimento dos serviços ofertados pelas Apaes e levar informação à sociedade brasileira acerca dos temas de interesse das pessoas com deficiência e suas famílias.
Além do 27° Congresso, Maceió também será palco de mais dois importantes eventos: o 8° Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria e o 1° Fórum Nacional das Famílias das Apaes. Ambos também ocorrerão no Centro de Convenções, nos dias 28 e 29 de novembro.
A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), ou Apae Brasil, é uma organização social sem fins lucrativos – reconhecida como de utilidade federal e certificada como beneficente de assistência social, de caráter assistencial, cultural e educacional – que tem por missão promover e articular ações de defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência e suas famílias, assim como representar o movimento apaeano perante os organismos nacionais e internacionais.
Atualmente, a Rede Apaeana é composta pela Fenapaes, por 25 Federações das Apaes de Estado (Feapaes) e 2.249 APAEs e coirmãs filiadas, que, juntas, assistem mais de 1,6 milhão de pessoas com deficiência e suas famílias em todo o território nacional, realizando mais de 23 milhões de atendimentos por ano em áreas como assistência social, educação, saúde, inclusão no mercado de trabalho, esporte, arte, entre outras.
Com quase 69 anos de existência, o movimento é pioneiro na organização e implementação de diversos serviços especializados e exerce papel essencial na elaboração de legislações e políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e suas famílias, bem como a idealização de outras relevantes iniciativas. Uma delas é o Congresso Nacional das Apaes.
O Fórum dos Autodefensores será o momento em que o Brasil terá a oportunidade de conhecer a opinião de pessoas com deficiência sobre diferentes assuntos, que contribuirá para a definição dos caminhos a serem trilhados pela Rede Apae pelos próximos anos.
Já o Fórum das Famílias vai discutir a relevância e a atuação das famílias na luta pela defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência, bem como traçar estratégias que visem nortear os trabalhos a serem desenvolvidos, fazendo com que as famílias tenham uma participação cada vez mais efetiva na Rede.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro




