Cidades

Escola de Alagoas recebe o projeto Jornada X Orizon

Grupo Orizon e ONG LiveLab promovem gincana ambiental que já impactou mais de 20 mil pessoas em todo o Brasil

Por Assessoria 14/09/2023 16h41
Escola de Alagoas recebe o projeto Jornada X Orizon
Gincana socioambiental comunitária será liderada por 200 jovens estudantes, em Maceió - Foto: Assessoria

O Grupo Orizon, referência nacional na indústria de transformação de resíduos e geração de energia renovável, através do Instituto Orizon Social, se une à LiveLab para promover a Jornada X Orizon, uma gincana socioambiental comunitária liderada por 200 jovens estudantes, em Maceió. Em foco, a missão é gerar conscientização sobre as temáticas ambientais que envolvem a economia circular e a sustentabilidade na Escola Municipal Padre Brandão de Lima, no bairro de Cidade Universitária.

Nas ações planejadas, os organizadores calculam que serão impactadas outras centenas de pessoas, incluindo outros alunos, famílias, professores e membros da comunidade.

“Nosso objetivo é contribuir com a conscientização e desenvolvimento local oferecendo serviços de alta qualidade para a valorização de resíduos, promovendo a economia circular e a geração de energia limpa, além de outras questões importantes como a preservação da natureza e a mitigação das mudanças climáticas. O Grupo Orizon é pioneiro no Brasil nessas atividades, levando a sustentabilidade para diversas regiões do país, priorizando sempre as melhores práticas ESG e colaborando com as comunidades locais por meio das ações do Instituto Orizon Social. Todos os participantes da Jornada X estão convidados e convidadas para juntos criarmos um melhor futuro para todos e todas”, explica o Superintendente de Operações Ambientais do Grupo Orizon, Paulo Laguardia.

O Grupo Orizon é responsável pela gestão de tratamento dos resíduos sólidos urbanos de Maceió. Tudo acontece em seu ecoparque, em operação na cidade.

Um projeto nacional com mais de 20 mil pessoas impactadas

Os organizadores da Jornada X Orizon estipulam cerca de 5.000 pessoas impactadas positiva e diretamente e entorno de 21.000 indiretamente com o projeto nas comunidades de Itapevi, Sumaré e Paulínia, no estado de São Paulo, onde o projeto aconteceu no primeiro semestre de 2023. Estudantes, familiares, professores e outros membros da comunidade foram envolvidos nas atividades.

No Nordeste, a Gincana aconteceu na cidade de Rosário do Catete, onde milhares de pessoas também foram impactadas e aprenderam sobre o valor da a economia circular e da sustentabilidade para a organização de um sociedade melhor.

Como funciona o jogo

Para captar a atenção dos jovens, o jogo tem um clima de mistério. Na primeira missão, a diretoria das escolas junto à comissão elege de 3 a 5 “Game Masters”, ou Mestres do Jogo em português, entre os docentes mais queridos pelos estudantes. Em seguida, cada Game Master escolhe o seu Agente X, mirando estudantes líderes capazes de mobilizar seus colegas e que gostem muito da temática ambiental. Posteriormente, o Agente X forma uma Liga de até 4 estudantes. Na última etapa, cada Liga X cria uma Tribo X com o maior número de pessoas que conseguir alistar entre alunos, especialistas em meio ambiente e adultos da comunidade do entorno da escola (familiares, vizinhança, comerciantes, lideranças da comunidade, entre outros).

Ao final das semanas de mobilização com um clima crescente de Coopetição: cooperação com competição, as escolas realizam uma grande Gincana com diversas provas, incluindo um grande mutirão ambiental que busca a transformação sustentável de espaços das escolas e das comunidades.

Serviço

Evento: Jornada X Orizon

Quando: dia 15 de setembro

Onde e horário:

Escola Municipal Padre Brandão de Lima

Av. Cachoeira do Meirim, s/n - Cidade Universitária, Maceió - a partir das 13h

Sobre a Orizon Valorização de Resíduos

https://orizonvr.com.br/

O Grupo Orizon é referência nacional na indústria de transformação de resíduos e geração de energia renovável. Com capital aberto na B3 e capilaridade nacional, é um dos principais players da América Latina em volume de resíduos com market share de aproximadamente 20% do lixo tratado no país. A companhia tem um portfólio completo de soluções sustentáveis com três divisões de negócios. Uma delas está focada nos Ecoparques, que garantem a destinação ambientalmente correta dos resíduos, além da geração de créditos de carbono. Já a divisão de negócios de energia renovável – BioE - é responsável pela geração de energia renovável e biometano, com a construção prevista de pelo menos dez plantas espalhadas pelo país. Na linha focada em economia circular, o Grupo promove a reciclagem com a separação de materiais que podem ser novamente utilizados pela indústria.

Além disso, o Grupo desenvolve projetos para fabricação de fertilizantes e combustíveis verdes. Liderando a agenda de sustentabilidade, a companhia tem um papel importante para a transição energética do país e o fortalecimento do Marco do Saneamento com o encerramento de lixões, contribuindo para a preservação ambiental e a qualidade de vida e saúde das pessoas. Por meio do seu Instituto Orizon Social, reforça seu propósito ESG com uma série de iniciativas voltadas para o desenvolvimento social e ambiental das comunidades onde atua.

https://www.linkedin.com/company/orizonvr/

https://instagram.com/orizonvr?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

https://youtube.com/@OrizonVR

Sobre a LiveLab

https://www.livelab.org.br/

A Livelab é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2014, um laboratório vivo de inovação social que desenvolve e aplica tecnologias e estratégias de jogos colaborativos para a transformação positiva. Tem o intuito de promover meios que despertem e libertem o espírito criativo e empreendedor de indivíduos e comunidades para que promovam iniciativas de transformação local e inspirem outros e outras realidades a replicarem esta prática, contribuindo, assim, para um impacto em escala.

Linkedin LiveLab

Instagram @livelab.organizacao

Instagram @jornadax

TikTok @jornadax

YouTube @jornadax