Cidades
Escola Nosso Lar celebra 32 anos com ações do projeto VaLER a Pena
Alunos, professores e comunidade participaram da festa que teve feira literária, concurso de redação, inauguração do Núcleo de Línguas Estrangeiras e da Sala de Informática e a posse do grêmio estudantil
A Escola Municipal Nosso Lar, localizada no bairro da Ponta Grossa, foi palco de um evento memorável que marcou os 32 anos de existência da instituição. A celebração ocorreu na quinta-feira (31/8), e foi cheia de aprendizado e diversão para todos os envolvidos.
Os alunos da unidade de ensino participaram de uma tarde repleta de atividades culturais, com a distribuição dos kits literários do projeto VaLER a Pena, premiação do concurso de redação e a posse do grêmio estudantil da unidade.
A Feira Literária, que vem acontecendo nas unidades de ensino, também encantou a todos, com obras em exposição e tendas temáticas elaboradas por cada ano escolar.
"A culminância desse evento foi preparada desde que a Semed apresentou o projeto VaLER a Pena. Escolhemos a história da 'Chapeuzinho Vermelho' para os primeiros anos, pois é conhecida. Além da aprendizagem da parte alfabética, as crianças trabalharam as palavras da história de forma lúdica. Esse projeto é muito importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças", afirmou a professora Elizete Pereira da Silva.
Durante a festa, os alunos do 4º ano apresentaram uma tenda com o tema do Menino Maluquinho, contando a história do famoso personagem e seu autor, Ziraldo. A professora Luzimar Tereza destacou a importância do evento: "Essa é a nossa segunda Feira Literária e estamos promovendo o evento junto com o Projeto VaLER a Pena. Os alunos puderam conhecer mais sobre Ziraldo, suas obras literárias e, especialmente, o 'Menino Maluquinho'. As crianças estão adorando e vivendo as histórias, proporcionando momentos de alegria e expansão intelectual".
Um dos destaques do evento foi o I Concurso de Redação, que teve como tema "Por que eu estudo?". Os resultados revelaram a dedicação e o talento dos estudantes, que compartilharam suas reflexões de forma brilhante.
Para o aluno Jackson Guilherme, o momento foi de muito aprendizado, porque permitiu a imersão no universo literário. “Aprendi muitas coisas legais. Aprendi que, mesmo em situações de dificuldade, sempre devemos manter um sorriso no rosto”, compartilhou. Ele também contou que, com todo o conteúdo ensinado, foi fácil fazer a redação: “Deu pra fazer em menos de uma hora”.
Outras ações
O evento também promoveu a inauguração do Núcleo de Línguas Estrangeiras e da Sala de Informática, além de fazer uma homenagem especial à professora Mariluiza Silva Villela e ao secretário escolar Altair Pereira da Silva, que já faleceram, mas deixaram um legado significativo na escola.
Os espaços da instituição foram destinados a atividades específicas, proporcionando uma experiência enriquecedora para os participantes. Na área de recepção, os visitantes tiveram a oportunidade de registrar sua presença deixando suas assinaturas em um grande livro de argila, representando a história da escrita. Além disso, a sala de Atendimento Escolar Especializado (AEE) proporcionou acesso à literatura acessível, fazendo com que os estudantes se sentissem parte da festa.
Já os corredores da biblioteca se transformaram em uma exposição de fotos comemorativas, celebrando as três décadas de história do Memorial Nosso Lar. Os participantes também desfrutaram de atividades interativas, como uma aula sobre a substituição do sal por temperos na cozinha e uma oficina de dedoches com histórias do Brasil na sala de recursos.
Culminância dos projetos
Para encerrar o evento, os espaços coletivos proporcionaram uma experiência única de interpretação de latas, estimulando os sentidos dos participantes e promovendo momentos de reflexão e criatividade.
A culminância dos projetos na Escola Nosso Lar envolveu estudantes, professores e toda a comunidade escolar, promovendo o aprendizado e celebrando essa ocasião especial.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas