Cidades
Mercado do Jaraguá é o principal polo de comida popular em Alagoas

A gastronomia, que se tornou nos últimos anos referência em Maceió, contribuiu para o surgimento dos espaços de culinária popular, que também estão ganhando repercussão. Um desses espaços é o Mercado Público de Jaraguá, localizado no histórico bairro, que abriga, desde 1988, diversos restaurantes com comidas para os mais diferentes paladares, com preço acessível, onde a feijoada se tornou a principal especialidade. O local, que tem uma longa história de mais de um século, abriga ainda lojas de economia solidária, que comercializam artigos de artesanato da terra, e boxes destinados à venda de frutas, verduras, artigos de papelaria e até salão de beleza.
Para quem não conhece a história da ideia de um mercado, e que desde os meados do século XIX, quando o bairro também se consolidou como área residencial, que os moradores cobravam a construção de um mercado público no bairro. A história mais recente, no entanto, data de jornais de 1967 que informam que o edifício estava em reformas naquele período. Segundo moradores mais antigos, o prédio foi demolido nos anos 60 e um galpão foi construído ocupando uma área maior que a anterior. O comércio em seu interior, entretanto, não prosperou como se esperava e, no final dos anos 70, o espaço foi alugado ao Supermercado Capibaribe, que permaneceu no local até 1990.
E logo após a saída do supermercado, o galpão esteve fechado até 1994, quando o prefeito Ronaldo Lessa iniciou uma ampla reforma somente concluída e inaugurada durante a gestão da prefeita Kátia Born, em agosto de 1998. Boxes foram construídos para atender os feirantes que há anos comercializavam nas proximidades, bem como lojas de artesanato e mercadinhos. Mas o sucesso veio com os vários restaurantes que foram surgindo ao longo dos anos.
Atualmente, o antigo Mercado de São José continua a prosperar com muitas lojas, mas são os restaurantes que mantêm um fluxo contínuo de pessoas em busca de uma boa culinária, com preço acessível. Alguns oferecem até café da manhã regional, o que atrai alguns turistas e moradores da cidade, contribuindo para manter viva a economia em Jaraguá.
Recanto da Baiana se tornou referência em feijoada brasileira
E neste espaço popular, o Recanto da Baiana, comandada por Josefa dos Santos Silva, a famosa Baiana, nascida na cidade de Santa Brígida, sertão baiano, e que chegou em Maceió como doméstica, onde aperfeiçoou o talento culinário, e que recebeu recentemente o título de melhor feijoada de Maceió, se tornou referência no mercado do Jaraguá.
É que a feijoada da Baiana é a mais brasileira possível, onde a receita tradicional, com feijão preto, charque, calabresa, toucinho, pé de porco e bacon, é mantida rigorosamente. Além disso, a gostosura vem escoltada por arroz, torresmo, farinha e couve. Porção para uma, duas ou três pessoas, todas bem servidas.
Mas a Baiana tem uma história de vida de muitas batalhas desde que chegou em Maceió. Depois de suas primeiras experiências com a cozinha da casa dos outros, apareceu a primeira oportunidade de trabalhar no escritório de uma usina no bairro do Jaraguá. No seu trajeto de casa para o trabalho, viu que tinha um quiosque vazio no Mercado de Jaraguá e, junto com a irmã, abriu o Recanto da Baiana, onde vendia sopas e lanches.
Todo dia tem feijoada e o café regional também com opções de carne (galinha, carne bovina, sarapatel, filé de frango e fígado de boi), com macaxeira ou inhame, pão, café e leite. Mas quem deseja um carneiro guisado, charque ou carne de sol no sistema à la carte também tem. E assim, lá se vão 20 anos de muita comida boa.
Ter ficado em primeiro lugar na categoria Melhor Feijoada, na primeira edição do Festival Gastronômico de Maceió, realizado recentemente, é o reconhecimento de mais de 20 anos de luta pela boa comida. A competição foi organizada pela Prefeitura de Maceió em parceria com a jornalista Nide Lins. A votação popular foi realizada entre permissionários dos mercados do Jaraguá, Artesanato e Produção. Em cada categoria, havia três concorrentes ao prêmio. A empreendedora ficou em primeiro lugar na categoria Melhor Feijoada. Pois bem. Se você tiver interesse em degustar a feijoada premiada, é só comparecer ao Mercado Público de Jaraguá.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia