Cidades

Próximos três meses em Alagoas devem ter muito calor, tempo seco e menos chuvas, aponta boletim

Fim do período de quadra chuvosa aumenta a temperatura e diminui as precipitações no Estado

Por Maria Villanova / Ascom Semarh 28/08/2023 21h36 - Atualizado em 29/08/2023 09h32
Próximos três meses em Alagoas devem ter muito calor, tempo seco e menos chuvas, aponta boletim
Elaborado a partir da reunião dos centros meteorológicos dos nove estados da região, o boletim foi divulgado no final da tarde desta segunda-feira - Foto: Agência Alagoas

Muito calor, tempo seco e diminuição da incidência de chuvas. Esta é a avaliação meteorológica para o próximo trimestre (setembro-outubro-novembro) em Alagoas, de acordo com o último boletim climático do Nordeste do Brasil. Elaborado a partir da reunião dos centros meteorológicos dos nove estados da região, o boletim foi divulgado no final da tarde desta segunda-feira, 28 de agosto.

Este mês, a reunião foi coordenada pela Semarh, por meio da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN). “A elaboração do boletim trimestral traz uma previsão sobre clima e volume de chuvas, sendo de extrema importância, já que impacta diretamente nas ações a serem tomadas em diversos setores, como na agricultura, realização de obras, e cuidados com a população”, conta o secretário Gino César.

A chegada do tempo seco em Alagoas já era esperada, tendo em vista o fim da quadra chuvosa no Estado, que acontece historicamente em setembro. Contudo, as temperaturas deste ano tendem a ficar mais altas, e o volume de chuvas mais baixo do que os últimos dois anos para o mesmo período, em razão da incidência dos fenômenos climáticos.

Até o início deste ano, o fenômeno “La Niña”, que trazia um volume maior de precipitações, ainda estava em vigor no Estado. Contudo, hoje a incidência do “El Niño” que, embora ainda não tenha atingido o seu auge, já está contribuindo para a diminuição das chuvas e elevação das temperaturas, não apenas em Alagoas, mas no Nordeste como um todo.

O boletim climatológico já demonstra que as temperaturas para o próximo trimestre serão mais elevadas, sobretudo na região do semiárido alagoano. Em todo estado, as médias climatológicas podem variar entre 29º e 34º. Já as chuvas estão classificadas como normal a abaixo da faixa normal climatológica em todas as áreas ambientais.

"No trimestre SON/2023, as chuvas podem ocorrer próximas a ligeiramente abaixo da média nas regiões ambientais situadas no leste do Estado de Alagoas. Para o centro-oeste de Alagoas, os próximos meses são considerados de estiagem. Já a temperatura do ar deve ficar acima da média histórica em todas as regiões ambientais de Alagoas no decorrer do próximo trimestre.", informa a meteorologista Anna Bárbara Coutinho

A Semarh permanece em constante monitoramento da situação climatológica em Alagoas, inclusive sobre a situação dos rios e volumetria de chuva, além da previsão diária do tempo para todas as regiões do Estado, disponível no site.

Para acessar o boletim climático completo para Alagoas, acesse o link: http://www.semarh.al.gov.br/documentos?task=download.send&id=4678&catid=348&m=0