Cidades
Alagoas: mais de 1.600 acidentes de trabalho só este ano
Brasil ocupa quarto lugar no ranking mundial de acidentes fatais ocorridos no ambiente laboral

Mais de 1.600 trabalhadores foram vítimas de acidentes de trabalho em Alagoas entre os meses de janeiro a junho deste ano, conforme a superintendência regional do Trabalho e Emprego em Alagoas.
O número representa quase a metade de todos os acidentes de trabalho registrados no ano passado, quando 3.395 pessoas sofreram acidentes dentro do ambiente laboral ou no trajeto da residência até o trabalho ou do trabalho até a residência, de acordo com o Ministério Público do Trabalho em Alagoas.
A quantidade de ocorrências que vitimou trabalhadores em 2022, representa um aumento de 5% em relação a 2021, quando foram registrados 3.223 acidentes.
Os números fazem parte do levantamento do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Organização Internacional do Trabalho (OIT) e foram repassados pelo Ministério Público do Trabalho em Alagoas.
As estatísticas chamam a atenção para o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, amanhã, quinta-feira, dia 26. A data serve para alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de promover um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.
Ainda conforme o Ministério do Trabalho em Alagoas, os dados são referentes a acidentes no ambiente laboral nos quais houve Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). “Apesar dos números oficiais, a estimativa é de que 672 acidentes de trabalho em Alagoas tenham sido subnotificados em 2022 – uma subnotificação de 19,8%”, detalhou a assessoria de imprensa do MPT no Estado.
Do total de acidentes ocorridos no primeiro semestre deste ano – 1.607 – o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Cícero Filho, afirmou que 1.576 foram acidentes típicos (referente ao acidente propriamente dito dentro do ambiente de trabalho e ligado à atividade laboral). 21 aconteceram no trajeto residência do trabalhador/trabalho ou trabalho/residência do trabalhador e outros 10 foram ligados a doenças.
Morte, lesão corporal ou incapacidade funcional
Os acidentes de trabalho podem provocar lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. São geralmente previsíveis e evitáveis e de ocorrência aguda em episódio único e decisivo. As doenças ocupacionais também são enquadradas nesta categoria”, explicou Cícero Filho.
Entre as doenças relacionadas ao trabalho, detalhou Cícero Filho, estão síndrome do pânico; cânceres por conta de exposição a produtos químicos; exposição ao chumbo; estresse; síndrome de Burnout; LER (Lesão por Esforço Repetitivo); DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho); problemas de visão.
A OIT coloca o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de acidentes fatais ocorridos no ambiente de trabalho.
Em Alagoas, de acordo com o levantamento do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho, a fabricação de açúcar em bruto foi o setor econômico com mais notificações de acidentes em Alagoas.
“Dentre as ocupações que registraram mais acidentes no ano passado, lidera a lista o trabalhador da cana-de-açúcar. Na sequência, aparecem as profissões de técnico de enfermagem; alimentador de linha de produção; faxineiro e servente de obras”, detalhou a assessoria de comunicação do MPT em Alagoas.
As atividades de atendimento hospitalar; administração pública em geral; comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – hipermercados e supermercados e instalações elétricas aparecem na sequência como os locais de trabalho em que há mais registros de acidentes.
LEIA MAIS NAS VERSÕES IMPRESSA OU DIGITAL DA TRIBUNA INDEPENDENTE
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela