Cidades

Semed realiza teste de aceitabilidade alimentar com estudantes

Foi verificado se o bolo de massa puba pode ser incluído no cardápio escolar

Por Ascom Semed 30/04/2023 17h48 - Atualizado em 30/04/2023 21h11
Semed realiza teste de aceitabilidade alimentar com estudantes
Teste de aceitação conta com a participação dos estudantes que avaliam o sabor do alimento - Foto: Cortesia

No primeiro teste de aceitabilidade realizado durante o ano de 2023 nas escolas do Município, o setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) visitou, na última sexta-feira (28), a Escola Municipal Cícera Lucimar, localizada no bairro Mangabeiras, para verificar se o bolo de massa puba será aceito pelos alunos.

Para que novos alimentos sejam inseridos no cardápio escolar é preciso, primeiro, a realização de teste de aceitabilidade. Um novo alimento só passa a fazer parte da merenda se alcançar 85% de aprovação dos alunos. Os resultados do teste serão divulgados posteriormente.

Segundo a nutricionista da Semed, Ana Denise, a proposta é oferecer ainda mais alimentos produzidos pela agricultura familiar e atingir com o produto 100% de aceitação. “A vantagem nesse momento de usarmos esse bolo, além da utilização do produto da agricultura familiar, é o fato dele não ter farinha de trigo, é composto apenas por massa puba. Então, isso facilita a utilização desse bolo para os alunos que são intolerantes ao glúten”, informou.

Durante o teste, as crianças experimentaram o alimento e depois participaram de um jogo para determinar se o sabor do bolo de massa puba estava agradável. Os alunos avaliaram a receita ao mostrar fichas com carinhas da escala hedônica que vão do “Odiei” até o “Adorei”.

Para o pequeno Samuel Ferreira, aluno do 5º A, a receita já está aprovada. “É muito bom, já tinha experimentado bolo de massa puba antes. Marquei na carinha de 'gostei' no teste de hoje”, revelou.

Segundo a nutricionista da Semed, Ana Beatriz, o teste de aceitabilidade ajuda a manter no cardápio escolar, alimentos mais nutritivos. “Estamos buscando outras preparações para serem inseridas, valorizando os produtos da agricultura familiar. Os bolos que usávamos eram ultraprocessados e não podem mais compor o cardápio”, explicou.

A nutricionista informou que outros alimentos como os bolos de macaxeira e de tapioca estão em análise para participar dos testes e se aceitos fazerem parte da merenda escolar. "Nossos cardápios são trimestrais, mas cada um tem suas peculiaridades, no mês das mães temos um cardápio diferenciado, em junho temos um cardápio temático. Então, nosso cardápios são cíclicos, mas levamos em consideração algumas festividades durante o período”, concluiu.