Cidades

Obras de infraestrutura avançam em vários bairros da capital

Intervenções vão proporcionar melhoria na qualidade de vida dos maceioenses

Por Ascom Seminfra 06/04/2023 20h56 - Atualizado em 06/04/2023 22h11
Obras de infraestrutura avançam em vários bairros da capital
Obras proporcionam qualidade de vida aos maceioenses - Foto: Junior Bertoldo / Ascom Seminfra

Maceió se tornou um canteiro de obras em diversos bairros da capital. A principal é a maior obra ambiental da história da cidade, no Riacho Salgadinho. Há, ainda, a Rota do Mar, que está em fase de finalização com o corredor D, e a ciclovia da Fernandes Lima, trazendo mobilidade e segurança para a localidade.

Outras obras se destacam, como as de conjuntos habitacionais, a exemplo do Parque da Lagoa, que tem transformado a vida das pessoas que vivem nas proximidades da Lagoa Mundaú, além dos residenciais Pedro Teixeira e Diana Simon, na Santa Amélia. Juntos eles irão beneficiar mais de 10 mil pessoas com o sonho da casa própria.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) também trabalha na construção da ponte do bairro Santa Lúcia que irá amenizar congestionamentos nos horários de pico para quem transita entre as avenidas Durval de Góes Monteiro e Menino Marcelo.

Antigas demandas da população também estão sendo atendidas pela Prefeitura de Maceió, como a pavimentação da Grota do Andraújo, que dá acesso à AL-101 Norte e levará asfalto para 2,5km da via, em Riacho Doce, beneficiando cerca de 100 mil pessoas que transitam pela região.

Renasce Salgadinho e Rota do Mar

A maior obra ambiental já vista em Maceió, o Projeto Renasce Salgadinho conta com trabalhos de requalificação ambiental, análise, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

Já a Rota do Mar está em fase de finalização com os serviços do Corredor D, que tem início no trevo do Conjunto Caetés e segue até o aterro sanitário.

Para o secretário de Infraestrutura de Maceió, Livio Lima, todas as obras visam o bem-estar da população, com ênfase na mobilidade urbana, atuando para tornar a capital uma cidade acessível e transitável.

“Vemos isso na construção da Avenida Rota do Mar, que trouxe urbanização àquela região, na parte norte da cidade, ligando o bairro Benedito Bentes ao litoral Norte, fazendo um caminho alternativo às praias e desafogando o trânsito”, afirma o secretário.

Lívio Lima ainda pontuou a obra de alargamento da Avenida Durval de Goes Monteiro, no Tabuleiro do Martins.

“Temos ainda a obra de alargamento da Avenida Durval de Goes Monteiro, onde iremos aumentar em duas faixas a largura da pista sem a necessidade de se bloquear a via durante as obras. Essa obra fará com que se diminua em até 20 minutos o tempo de quem vai sentido aeroporto ou vice-versa”, complementa o secretário.

A Prefeitura de Maceió também iniciou serviços de recapeamento na Rota da Lagoa, que vai abranger os dois sentidos da via.

Ciclovia Fernandes Lima

Na ciclovia da Fernandes Lima, os serviços estão próximos da conclusão, totalizando quase 5 km de extensão. No local foram instalados também guarda-corpos, decks de madeira para proteger as raízes das árvores e sinalizações verticais e horizontais.

Contenção da orla marítima

Cinco trechos da obra de contenção da orla marítima passam por recuperação, mas inicialmente, os trabalhos estão sendo executados no trecho da orla da Jatiúca, que fica próximo à entrada da Avenida Antônio Gomes de Barros.

Os serviços consistem na instalação de blocos e anéis pré-moldados modulares, duas tecnologias holandesas, consagradas mundialmente. A Prefeitura de Maceió é a primeira do Brasil a utilizar esses equipamentos para conter o avanço da maré, servindo de modelo para outras cidades brasileiras.

Lazer

Visando oferecer à população mais opções de lazer e entretenimento foram entregues equipamentos como a Praça Eurico de Mendonça Fernandes, Praça do Ó e Praça Padre Cícero, além das ruas abertas nos bairros Vergel e Clima Bom.

Outras praças estão com obras avançadas, a exemplo da Cruzeiro do Vergel, Getúlio Vargas e Sergipe, nos bairros Vergel, Ponta Grossa e Farol, respectivamente. Já os bairros Benedito Bentes e Santa Amélia também receberão espaços de lazer, com a construção de um parque esportivo e de um mirante, respectivamente.