Cidades

MP/AL participa de encontro voltado à garantia dos direitos da criança e do adolescente

Por Assessoria 23/03/2023 13h04 - Atualizado em 23/03/2023 14h25
MP/AL participa de encontro voltado à garantia dos direitos da criança e do adolescente
O encontro contou com palestra do promotor de Justiça Claudio Luiz Galvão Malta - Foto: MPAL

O Ministério Público de Alagoas participou nesta quinta-feira (23) do 1º Encontro de Mobilização e Fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento teve como tema o processo de escolha dos conselhos tutelares de 2023. O encontro contou com palestra do promotor de Justiça Claudio Luiz Galvão Malta.

Ele participou de mesa redonda que discutiu o papel das instituições públicas e privadas na realização do processo de escolha dos conselhos tutelares para 2023. De acordo com o promotor, a discussão reuniu diversos atores do sistema de garantia de direitos para tratar sobre a necessidade de articulação entre as instituições para se construir uma agenda comum.

“Em Alagoas, foi dado início ao processo de organização da eleição do conselho tutelar. O Ministério Público e várias outras instituições estão preocupadas em garantir que esse processo, desde o princípio, seja acompanhado para que se obtenha um bom resultado no final e se evite algumas situações, como a interferência político-partidária, a pouco a participação da sociedade, o pouco engajamento das organizações que atuam na área dos direitos infantojuvenis”, ponderou o promotor.

Um dos pontos destacados durante a mesa redonda foi a possibilidade da utilização de urnas eletrônicas pelos municípios alagoanos nas eleições para conselheiro tutelar. O evento segue até amanhã, momento em que vão ser discutidos vários assuntos relevantes, como o papel do conselheiro tutelar, além dos avanços e desafios enfrentados pelos conselheiros nas últimas décadas.