Cidades

Sinfeagro presta homenagem às servidoras da Adeal pelo Dia Internacional da Mulher

Dedicação e competência em defesa da agropecuária alagoana são marcas de profissionalismo e atenção às atividades desenvolvidas

Por Ascom Sinfeagro 08/03/2023 11h00 - Atualizado em 08/03/2023 14h30
Sinfeagro presta homenagem às servidoras da Adeal pelo Dia Internacional da Mulher
Dedicação e competência em defesa da agropecuária alagoana são marcas de profissionalismo e atenção às atividades desenvolvidas - Foto: Ascom Sinfeagro

Em reconhecimento ao trabalho realizado pelas mulheres da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), em defesa da agropecuária alagoana, o Sindicato dos Servidores de Fiscalização Estadual Agropecuária de Alagoas (Sinfeagro/AL), entidade que representa toda a categoria, homenageou, nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, as servidoras que fazem parte do quadro da instituição. Nas redes sociais, o sindicato enalteceu o nobre serviço prestado à população alagoana e destacou a força das mulheres que atuam na Agência.

Atualmente, o quadro de servidores da Adeal é composto por 24 mulheres. O número é pequeno, mas de extrema importância para o órgão. O Sinfeagro ouviu algumas das servidoras da instituição neste Dia Internacional da Mulher.

Elisabete Santana, Fiscal Estadual Agropecuária, integra o Posto de fiscalização de São José da Laje, frisou que tem muito orgulho da sua função de auxiliar na Fiscalização de Trânsito Animal e Vegetal. “Sinto-me realizada em poder atuar em uma área que é um pouco restrita à mulher e poder comprovar que o lugar da mulher é onde ela deseja estar. A mulher é competente, sim, e basta querer e ir em busca dos seus objetivos”.

Já a fiscal Luciana Sampaio, representando a ULSAV Maceió, disse que é feliz e grata em contribuir para a defesa agropecuária alagoana. “Fazer parte da crescente representatividade das mulheres neste universo é uma conquista. Com força e capacidade, conseguimos ocupar um espaço, antes, exclusivamente masculino”.

Na Defesa Vegetal, a chefe do Núcleo, Maria Rufino, falou do orgulho de estar ocupando um lugar tão necessário na Adeal. “A mulher vai ocupando o seu espaço e ocupando cargos de liderança. Em certos momentos transformamos a nossa meiguice em ações enérgicas para fazer o cumprimento da lei. Nosso trabalho gera empregos, além da comercialização de produtos no mercado”.

Flávia Marques, da Defesa Animal, destacou a presença da mulher na defesa agropecuária. Segundo ela, traz mais leveza e sensibilidade para lidar com os desafios diários. Desempenhamos as atividades com maestria, procuramos garantir a sanidade animal e vegetal, e por consequência, cuidamos também da saúde pública”.

Nádia Costa é fiscal e integra o quadro da ULSAV Delmiro Gouveia. Ela tem a missão de impedir a entrada de enfermidades no rebanho alagoano, enquanto Fiscal Estadual Agropecuária. Ela afirma que garantir que o consumidor tenha acesso a um alimento de qualidade e trabalhar por uma pecuária forte, competitiva e sustentável, em benefício do criador alagoano, do Estado e do país.

“É um trabalho árduo, às vezes não compreendido por todos, mas sinto-me realizada como profissional, como servidora pública e como mulher porque nós fazemos a diferença por nossa força, nossa garra, nossa disposição e nossa competência, sem perder a delicadeza, o sorriso e o cuidado com o outro”, contou Nádia Costa.

Reafirmando a força feminina na Defesa Agropecuária alagoana, o presidente do Sinfeagro, Otto Cabral Portela, agradeceu a resistência e competência dessas mulheres para manter Alagoas segura. “Nossas servidoras são fortes e essenciais para uma gestão como a nossa, que zela pelo cuidado por todos os segmentos”, concluiu o presidente da entidade.