Cidades

Familiares de pacientes que necessitam de atendimento 'home care' realizam protesto em Maceió

Empresa Saúde & Suporte informou que suspenderá os serviços, na próxima semana, em razão de suposta inadimplência do ente público

Por Redação 03/02/2023 11h00 - Atualizado em 03/02/2023 11h21
Familiares de pacientes que necessitam de atendimento 'home care' realizam protesto em Maceió
Protesto em frente ao Cepa, na Avenida Fernandes Lima - Foto: Cortesia

Familiares de pacientes que necessitam de atendimento em home care realizam protesto em frente ao Cepa, na Avenida Fernandes Lima, no Farol. Eles solicitam que Secretaria de Saúde continue com o atendimento.

Conforme denúncias apresentadas por familiares de pacientes tratados em casa, a empresa Saúde & Suporte informou que suspenderá os serviços, na próxima semana, em razão de suposta inadimplência do ente público, que possuiria faturas abertas, totalmente ou em parte, desde maio de 2022, o que já estaria ocasionando a interrupção do fornecimento de insumos necessários aos pacientes.

Entre os pacientes que recebem atendimento domiciliar, existem pessoas que utilizam aparelhos de suporte à vida e necessitam de acompanhamento constante de profissionais de saúde. Caso os serviços de home care forem suspensos, essas pessoas precisarão ser internadas em hospitais imediatamente, ou correrão risco de morte.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que deu início à regularização dos pagamentos devidos às empresas que realizam atendimento médico domiciliar (Home Care) para o Estado. ''A transferência bancária já estará à disposição das empresas ainda nesta sexta-feira (3). A Sesau reafirma o seu compromisso de ser parte da solução dos problemas e, sobretudo, na preservação das vidas''.