Cidades
Governo de Alagoas cria Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais
Sala de Alerta da Semarh ganha status institucional e é transformada em Superintendência

A Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) se transformou em Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais. A mudança foi homologada pelo governador Paulo Dantas na Lei Delegada 48, publicada em 31 de dezembro de 2022.
Para o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César, ”o trabalho que tem sido realizado pelos técnicos da Sala de Alerta teve o reconhecimento do nosso governador, Paulo Dantas, que criou, na Lei Delegada de número 48, a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, e nada mais adequado do que a gente ter o Vinicius Pinho, que já coordenava a Sala de Alerta, como Superintendente desta pasta. Esse é um reconhecimento também nosso a esse trabalho que tem passado nas TVs, nas rádios e nos sites, enquanto um grande espaço de prevenção que tem salvado muitas vidas”.
Na prática, a estrutura da Sala de Alerta, que não existia no organograma institucional, agora funcionará como Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, se encarregando do controle e vigilância acerca dos dados meteorológicos e emissão de alertas climáticos no Estado de Alagoas.
Para o meteorologista Vinícius Pinho, agora superintendente, a missão foi recebida com muito entusiasmo. "A criação da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais foi uma vitória, porque pela primeira vez a gente vê o nosso trabalho ser reconhecido pela Secretaria, e isso foi uma felicidade imensa. A Sala de Alerta tem uma atuação forte junto à população, mas institucionalmente ela não existia, e esse fortalecimento do Governo do Estado pela Semarh faz com que melhore muito a qualidade do nosso serviço, porque a equipe vai trabalhar com mais segurança e consequentemente com resultados melhores”, explicou.
Dentre as atribuições da nova Superintendência, estão o acompanhamento e controle dos alertas gerados pelo nível de chuvas, aumento da vazão de rios, velocidade do vento, além da previsão do tempo para toda Alagoas. O setor também atuará na prevenção e mitigação das consequências dos desastres naturais, como enchentes, desabamentos de encostas e barreiras, buscando, nas análise dos dados, garantir a proteção do povo alagoano.
SERVIÇO DE IMPRENSA
Qualquer solicitação de entrevistas, notas e esclarecimentos, deve ser encaminhada ao Assessor de Comunicação, Tiago Di Lucas, através do telefone/WhatsApp (82) 98216-0149.
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Sucesso da Netflix
Amizade e ganância! Quem é o vilão em Jovens Milionários?
-
4Homicídio
Homem é executado a tiros dentro de caminhonete na Serraria
-
5Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo