Cidades

Reitor Josealdo Tonholo discute parcerias com produtores da própolis vermelha

Para fortalecer as relações institucionais e buscar impulsionar a produção e a venda do produto, Ufal promove evento na próxima terça-feira (10), no Sebrae

Por Ascom Ufal 06/01/2023 18h02 - Atualizado em 07/01/2023 08h48
Reitor Josealdo Tonholo discute parcerias com produtores da própolis vermelha
Participantes da reunião com o reitor Josealdo Tonholo - Foto: Ascom Ufal

Representantes da União dos Produtores de Própolis Vermelha do Estado de Alagoas (Uniprópolis) se reuniram com o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, e com membros da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) para discutir possíveis parcerias com a instituição no âmbito da pesquisa e da comercialização do produto.

Participaram da reunião o professor Ticiano Gomes, do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF); Silvia Uchôa, Berenice Pimentel, Rodrigo Carvalho, Carolina Conde, da Propep; além de César Lima, Diogo dos Anjos, Mário Agra e Mário Calheiros, representando a Uniprópolis. Na ocasião, foi debatida a importância da implementação de estratégias para alavancar a produção e as vendas da própolis e produtos derivados.

“É uma sorte encontrar em Alagoas um produto com tamanho diferencial. A Ufal teve a sua importância no desenvolvimento de pesquisas que comprovaram a eficácia e as diversas aplicações da própolis. Entretanto, nosso maior problema, agora, se configura na esfera mercadológica. Temos mais de 200 produtores e a expectativa pelo escoamento do produto foi gerada, entretanto, faltam investimentos nesse sentido”, avaliou Mário Calheiros.

De acordo com Rodrigo Carvalho, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Propep, a Ufal é responsável por 52% do total de patentes sobre própolis vermelha depositadas no Brasil e por 12% dos depósitos internacionais na Organização Mundial da Propriedade Intelectual [Wipo - World Intellectual Property Organization]. Pesquisadores da Universidade, como Ticiano Gomes, têm se debruçado sobre as mais diversas aplicações do produto, como o uso tópico em lesões causadas pela leishmaniose ou em materiais dentários.

Para o reitor Josealdo Tonholo, a Universidade pode auxiliar em ações de reconhecimento e comercialização, promover cursos e programas de divulgação para alavancar as vendas. Além disso, propôs a elaboração de um projeto macro que englobe tanto o monitoramento de falsas indicações geográficas [uso indevido do selo de denominação de origem de Própolis dos Manguezais de Alagoas], como o impulsionamento do turismo científico e ecológico como forma de abrir portas para o financiamento. “É inegável a importância da própolis como um produto genuinamente alagoano, que traz impactos sociais, econômicos e científicos, que pode de ser comprovado pelo quantitativo de pesquisas de produzimos sobre a temática na nossa Universidade. Por isso, precisamos investir em estratégias de divulgação e de adensamento da cadeia produtiva”, explicou.

Ufal promoverá evento

Na próxima terça-feira (10), a Ufal promoverá o seminário Própolis Vermelha de Alagoas: avanços e perspectivas, em parceria com o Sebrae, a Uniprópolis, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade de São Paulo (USP).

A atividade acontecerá no Sebrae Alagoas, a partir das 8h, e contará com a participação dos pesquisadores Severino de Alencar (USP), Simone de Lira (USP) e Alan Sartori (USP). Na mesma data, membros da Uniprópolis e pesquisadores da Ufal e da USP participarão de uma audiência com o governador Paulo Dantas para apresentar pesquisas e discutir eventuais ações para fomentar a produção.

Tags: