Cidades

BRK descobre rede de esgoto descontinuada na Rua Soldado Eduardo dos Santos

Empresa encontrou um espaço de seis metros sem tubulação, em rede coletora construída há mais de dez anos no bairro Jatiúca

Por Ascom BRK 29/12/2022 18h59 - Atualizado em 29/12/2022 23h28
BRK descobre rede de esgoto descontinuada na Rua Soldado Eduardo dos Santos
BRK mostra o antes e depois - Foto: Assessoria

Após retirar mais de 80 toneladas de resíduos do sistema de esgoto da Rua Soldado Eduardo dos Santos, incluindo uma cadeira de plástico intacta, a BRK se deparou com mais uma situação inesperada na madrugada desta quinta-feira (29). Ao finalizarem a escavação da via no primeiro trecho em obras, as equipes técnicas foram surpreendidas com a descontinuidade da rede coletora – havia um espaço de seis metros que separava dois pedaços da tubulação.

Com o fluxo prejudicado, o esgoto coletado sobrecarregava a rede, ocasionando transtornos recorrentes na região. Somado a isso, o acúmulo de sedimentos dentro da tubulação contribuía para a formação de bolsões vazios, provocando afundamentos da via.

(Imagem: Assessoria)

De acordo com Wilson Bombo, gerente operacional da BRK em Alagoas, o diagnóstico técnico realizado antes da obra apontou que o tubo estava fechado por um material sólido, indicando um obstáculo para o fluxo de esgoto.

“A partir desse trabalho de investigação, identificamos que existia apenas a geratriz superior da rede, somente a parte de cima da tubulação. Com isso, fizemos a limpeza da área e já instalamos os seis metros de tubo que estavam faltando nesse trecho”, explicou.

Após essa etapa, cuja conclusão está prevista para a segunda semana de janeiro de 2023, a BRK avançará para a recuperação da rede em outro ponto da via, que já foi identificado. A rede de esgoto da Soldado Eduardo dos Santos foi construída há mais de dez anos, tem cerca de um metro de largura e está localizada a seis metros de profundidade. Por isso, os trabalhos realizados na tubulação são considerados complexos.

Tags: