Cidades

Sesau não cumpre ordem judicial e homem corre risco de morte

Ente público tem descumprido a determinação judicial há uma semana

Por Ascom Degensoria Pública 03/12/2022 18h42 - Atualizado em 04/12/2022 09h00
Sesau não cumpre ordem judicial e homem corre risco de morte
Defensoria Pública - Foto: Ascom Defensoria

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas segue cobrando que o Estado de Alagoas cumpra a decisão judicial, proferida no último domingo, 27, e promova imediatamente a cirurgia cardíaca para o senhor José Cícero, de 57 anos, que está internado em estado gravíssimo no Hospital de Coruripe e corre grande risco de morte, se nada for feito.

A decisão judicial determinou ao Secretário Estadual de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda Oliveira, que, no prazo de 6h, promovesse a transferência do paciente do Hospital Geral de Estado (HGE) para um hospital de referência, onde a cirurgia deveria ser realizada imediatamente.

Pouco depois, ele foi transferido para o Hospital de Coruripe, o que trouxe à familia esperança, mas nada foi feito após isso e o cidadão segue aguardando pelo procedimento que pode salvar sua vida.

Conforme os relatórios médicos, o senhor José Cícero, que reside em Marimbondo, foi diagnosticado com hematoma intramural da aorta ascendente e precisa passar cirurgia endovascular com endoprótese com urgência.

O procedimento cirúrgico é realizado em um hospital referenciado pelo Estado, em Maceió, mas a unidade afirmou que somente poderia aceitar o paciente com liberação da Secretária de Estado da Saúde, o que não aconteceu.