Cidades

Justiça inicia Mês do Júri com 13 julgamentos em Alagoas durante esta terça (1º)

Comarca de Murici julga réu acusado tentar matar a ex-mulher a facadas, por não se conformar com o fim da relação

Por TJ/AL 01/11/2022 15h35
Justiça inicia Mês do Júri com 13 julgamentos em Alagoas durante esta terça (1º)
Testemunha depõe na manhã desta terça (1º), no Fórum de Murici - Foto: Caio Loureiro/TJAL

Os julgamentos do Mês Nacional do Júri tiveram início nesta terça-feira (1º), em Maceió e no inteiror de Alagoas. Em Murici, a juíza Paula de Góes Brito Pontes conduz a sessão que julga um réu acusado tentar matar a ex-mulher a facadas, por não se conformar com o fim da relação.

187 processos foram pautados para novembro, em todo o estado. Só para esta terça, estão previstas 13 sessões. A Comarca de Murici vai realizar cinco júris no mês.

"Priorizamos os processos mais antigos, e também os que possuem réu preso, que é a nossa prioridade diária, para que o encarceramento provisório tenha o tempo mais curto possível. A gente já vem trabalhando nisso durante todo o ano, mas quando chega o mês nacional do júri, gente dá um foco maior nessa questão", explicou a magistrada Paula Brito.

A promotora Ilda Regina frisou a importância de agilizar os julgamentos de crimes dolosos contra a vida, que são de competência do Tribunal do Júri.

"Nesse mês temos uma pauta bem maior, então conseguimos dar celeridade a esses processos antigos, que talvez devido a perícias ou recursos, tenham ficado esperando pelo julgamento", comentou a representante do Ministério Público

O caso


O réu Severino dos Santos é acusado de tentar matar a ex-companheira, Valquíria dos Santos, com golpes de faca. O crime ocorreu em outubro de 2014, na zona rural de Murici.

De acordo com os autos, réu e vítima foram casados por 12 anos e estavam separados há cerca de dois meses. O crime teria ocorrido porque Severino não aceitava o fim da relação.

A sentença de condenação ou absolvição pela tentativa de feminicídio deverá ser proferida no final da tarde desta terça-feira.

O Mês Nacional do Júri conta com apoio do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados, da Secretaria de Ressocialização (Seris) e da Polícia Militar de Alagoas.