Cidades

Ceasa evita desperdício de 9t de alimentos

Parceria entre Central de Abastecimento e Ideral doa produtos sem condições estéticas de venda, mas saudáveis para consumo

Por Luciana Beder com Tribuna Independente 29/09/2022 05h33 - Atualizado em 29/09/2022 14h45
Ceasa evita desperdício de 9t de alimentos
Comerciante Rômulo Arruda recebe diariamente 600 quilos de tomate, mas 20 quilos não apresentam boa aparência para comercialização - Foto: Edilson Omena

Nove toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, mensalmente, na Central de Abastecimento (Ceasa) são destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional, graças ao Projeto Ceasa Solidária. O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (Ideral) e a Ceasa.

Cerca de 32 instituições que atendem pessoas carentes foram cadastradas e, diariamente, percorrem as bancas dos comerciantes na Ceasa para coletar sobras de alimentos para serem utilizadas na produção de sopas, caldos, bolos, doces e outros.

Além da existência do projeto que evita desperdício na Central, os comerciantes de feiras e mercados públicos de Maceió também realizam doações dos alimentos que não estão em condições estéticas de venda, mas saudáveis para consumo, para as comunidades do entorno.

Na Feirinha do Tabuleiro, por exemplo, o comerciante Rômulo Arruda contou que, diariamente, recebe 600 quilos de tomate e, destes, 20 quilos, em média, não apresentam aparência atraente para comercialização.

“Boa parte, a gente doa para pessoas carentes. Se tiver meio estragado, a gente doa para lavagem. Não jogamos nada fora. Aqui têm muitas pessoas carentes que passam pedido e também grupos que fazem sopa para doação. A gente sempre guarda para doar, não podemos jogar fora, principalmente, nessa época de muita gente passando fome”, afirma Arruda.

Alagoas ocupa, atualmente, o primeiro lugar no ranking de insegurança alimentar no Brasil, com 36,7% da população em situação grave, que é quando a família sente fome e não come por falta de dinheiro, segundo o estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan). Mais de 2,6 milhões de alagoanos sofrem com algum tipo de insegurança alimentar.

27 milhões de toneladas são desperdiçadas por ano no país

Desde 2019, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos, comemorado no dia 29 de setembro. Um levantamento realizado pela ONU revela que o Brasil desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano, e 80% desse desperdício acontece nos processos de produção, manuseio, transporte e nas centrais de abastecimento.

MESA BRASIL

Outro projeto que atua no combate ao desperdício de alimentos é o Mesa Brasil Sesc. Em todo o país, mais de 3 mil parceiros doadores (produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento e indústrias de alimentos, além de empresas de diversos ramos de atividade), doam seus excedentes de produção, alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras, próprios para o consumo.

O programa atende prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas.

Em Alagoas, atualmente, são mais de 300 doadores e 368 entidades sociais cadastradas sendo beneficiadas pelo programa. O número de doações varia a cada mês, mas, normalmente, são doados mais de 60 mil quilos de alimentos por mês no estado.