Cidades

Estrangeiro LGBTQIAPN+ pede ajuda na OAB/AL para se refugiar em Maceió

Solicitação é devido a lei severa contra homossexuais em seu país de origem que não foi informado por causa do sigilo do processo que está tramitando na Polícia Federal

Por Tribuna Hoje com Agências 11/08/2022 10h13 - Atualizado em 11/08/2022 10h20
Estrangeiro LGBTQIAPN+ pede ajuda na OAB/AL para se refugiar em Maceió
Sede da OAB Alagoas em Jacarecica - Foto: Ascom OAB/AL

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) foi procurada pelo um estrangeiro LGBTQIAPN+ que  solicitou ajuda para se refugiar definitivamente em na capital alagoana.
 
Segundo informações, ele mora há menos de um mês em Maceió depois de ter conseguido um visto. O pedido para continuar em Alagoas, é devido à lei severa contra homossexuais em seu país de origem, que adota a pena de morte para essa população.

A pena de morte para pessoas LGBTQIAPN+ atualmente é adotada em 13 países do Oriente Médio e em 2 da África. A situação fica ainda mais delicada por conta da validade do visto, que tem duração de apenas um mês. E caso o pedido não seja aceito, o visto do jovem expira em poucos dias.

Segundo o homem, ele foi obrigado pela família a se relacionar com mulheres, não apenas em razão da lei, mas também da cultura do país. O país do jovem não foi informado por conta  que há sigilo do processo que está tramitando na Polícia Federal.