Cidades

Polícia Civil investiga furto na Igreja do Bonfim

“Invasões têm sido frequentes, mas nesse nível foi a primeira vez”, diz padre, que prestará depoimento nesta quinta-feira (11)

Por Luciana Beder com Tribuna Independente 11/08/2022 06h34 - Atualizado em 11/08/2022 15h56
Polícia Civil investiga furto na Igreja do Bonfim
Polícia Civil fará perícia na Igreja Nosso Senhor do Bonfim hoje, quando também ocorre Missa de Desagravo presidida por dom Antônio Muniz - Foto: Edilson Omena

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar a invasão e furto à Igreja Nosso Senhor do Bonfim, no bairro do Poço, em Maceió. Segundo o delegado Guilherme Sillero, o padre José Kermes prestará depoimento e uma perícia será realizada no local nesta quinta-feira (11). “Faríamos a perícia quarta-feira [10], mas a igreja estava fechada. Tem que ter alguém para liberar o local para ser periciado”, afirmou.

A igreja foi invadida, na madrugada da última terça-feira (9), e teve objetos e artigos religiosos furtados e danificados. Em vídeo divulgado, uma integrante da igreja mostra a porta arrombada, objetos revirados, parede quebrada e hóstias no chão.

“Povo de Deus, entraram na Igreja Senhor do Bonfim, no Poço, e levaram todas as hóstias consagradas que estavam no Sacrário. Arrombaram a porta do banheiro. Entrou, quebrou. Quebraram o móvel da mesa de som. Abriu todos os armários. Jogou no chão os vasos sagrados. Bebeu o vinho. Não sei como não rasgou as casulas do padre Kermes. Jogou no chão as hóstias que não são consagradas. Jogou açúcar na mesa do padre. A chave do Sacrário. Até no banheiro espalhou um monte de saco de lixo”, afirmou a integrante da igreja durante a gravação.

De acordo com o padre José Kermes, a igreja tem sido invadida com frequência, mas essa foi a primeira vez que cometeram sacrilégio. “Como é uma igreja isolada e não tem mais casas e comércio perto, acontece isso. Mas desse jeito, foi a primeira vez. Não foi um arrombamento, foi vandalismo, sacrilégio com itens sagrados da igreja. Nesse nível, foi a primeira vez. As únicas coisas que roubaram, para não dizer que não levaram nada, foram dois ventiladores”, disse.

Uma Missa de Desagravo, presidida pelo Arcebispo dom Antônio Muniz Fernandes, será realizada hoje, às 19h30. A missa tem caráter penitencial, onde a comunidade pede perdão e se penitencia invocando a misericórdia de Deus sobre si e sobre os que praticaram o ato sacrílego.

Em nota, a Arquidiocese de Maceió comunicou o delito com profundo pesar e o classificou como “terrível vandalismo”.

“Infelizmente, estes arrombamentos, com pequenos furtos, estão ocorrendo, com frequência, em nossas Igrejas, desta Paróquia... Na semana passada, arrombaram a Capelinha do Sagrado Coração de Jesus, que fica ao lado do Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial]. Lamentamos, profundamente, o ocorrido, nesta terça-feira, porque os vândalos, além de todos os prejuízos e desordem com que deixaram o local, arrombaram e profanaram o sacrário, levando a âmbula com as hóstias consagradas, numa atitude de ‘sacrilégio’...”, diz trecho da nota.