Cidades

Jornalismo com inspiração no social e de resistência

09/07/2022 08h56 - Atualizado em 09/07/2022 09h29
Jornalismo com inspiração no social e de resistência
Tutmés Airan lembra a resistência profissional - Foto: Adeildo Lobo / Dicom TJ/AL

Durante os 15 anos de atuação da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), que tem a responsabilidade de publicar diariamente o jornal Tribuna Independente, muitas parcerias foram constituídas e que engradecem tanto o jornalismo quanto seus apoiadores.
Para o diretor da GQTech Tecnologia e Gestão, Antônio Pinaud a parceria com o jornal ao longo desses 15 anos é considera importante porque desenvolve diversas ideias em momentos estratégicos.

“A Jorgraf e sua rede comunicação e em especial seu Jornal impresso a Tribuna Independente sempre estiveram ao lado da GQTech ao longo destes 15 anos, desde a fundação da Cooperativa dos Jornalistas de Alagoas, num período crítico para a economia alagoana. Nesta época desenvolvemos o projeto ‘momento estratégico’ que tinha como objetivo analisar o ambiente interno e externo dos principais setores da indústria, do comércio e serviços de Alagoas, identificando os gargalos que impediam a potencialização da economia alagoana”, analisa.

De acordo com Antônio Pinaud, o jornalismo da Tribuna também concentra esforços no desenvolvimento sustentável.

“Hoje estamos operando em conjunto o projeto ‘Região Metropolitana de Maceió e Desafios da Convergência’, um debate contemporâneo e pioneiro para uma visão sistêmica e convergente da dinâmica ambiental e econômica da região mais populosa e crítica do estado. A Tribuna Independente é o jornalismo centrado no desenvolvimento sustentável de Alagoas. Jornalismo com alma alagoana”, finalizou.

CONQUISTAS HISTÓRICAS

Desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, afirma que o jornal tem papel “absolutamente” importante num mundo que funciona a base de narrativas que põem em risco conquistas significativas da civilização ocidental, como por exemplo as regras do jogo democrático.

“A Tribuna Independente sempre esteve à frente dessa resistência para garantir, senão a vitória, mas a sobrevivência da narrativa democrática, resistindo bravamente num momento em que isso é muito importante. O próprio modelo de gestão da Tribuna é inspirador, porque nasceu a partir de uma organização empresarial que faliu, mas renasceu resistindo à falência e propondo caminhos empresariais alternativos através de uma cooperativa, que se mostrou muito vitoriosa, garantindo emprego de centenas de famílias. Seja por uma coisa ou por outra, a Tribuna Independente já tem seu lugar na história”, opinou.

Marca jornalística é de independência editorial

Nesses 15 anos, a Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf) conquistou muitos parceiros que acreditam e afirmam a importância do jornalismo feito com independência e credibilidade para os alagoanos. Representantes de entidades não governamentais, sindicatos, secretários municipais, empresas públicas e privadas ressaltam a importância do jornal para a sociedade.

Givaldo Teles, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (FETAG/AL) ressaltou que desde 2007 acompanha e apoia a luta dos trabalhadores jornalistas e gráficos que fazem parte da Tribuna Independente, quando assumiram a direção do jornal após a falência da empresa.

“Os anos foram marcados por luta e coragem de enfrentar em conjunto, as dificuldades financeiras e políticas, num mercado dominado por grandes grupos de mídia”, frisou.

Para ele, ter hoje um jornal independente em Alagoas, sendo o único ainda presente fisicamente nas bancas, que busca a verdade e faz uma apuração séria da notícia é muito importante para a sociedade e para os movimentos sindicais, sobretudo, para os agricultores e agricultoras familiares do estado, que necessitam de informações reais e isentas no seu dia a dia, na internet e nas bancas.

“Parabéns para a Tribuna Independente nos seus 15 anos de jornalismo, com seriedade e transparência, busca da verdade dos fatos e de luta pela democratização da comunicação, neste momento de ataque à democracia e de ampla divulgação de fake news no Brasil e no mundo”, salientou Givaldo Teles.

A Fetag/AL reforçou ainda a importância do trabalho realizado pela Tribuna Independente e da parceria com o jornal para a promoção das pautas da Agricultura Familiar em Alagoas.

“Reforçamos nosso apoio como assinante para garantir a independência e a longevidade deste veículo de comunicação. Viva os 15 anos da Tribuna Independente e a democracia”, completou, o representante dos trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), Otávio Lessa, também enalteceu o trabalho árduo da Tribuna Independente.

“Imprensa digna, parceira, com os pés no chão na crítica e no elogio tem que ter tido, por todos esses atributos e muito mais o prazer de chegar aos quinze anos com um trabalho profícuo e bem realizado. Na qualidade de presidente do Tribunal de Contas de Alagoas felicito pelo jornalismo correto. Como cidadão, sinto prazer em ser assíduo leitor da Tribuna Independente”, arrematou.

Tribuna tem reafirmado o seu compromisso frente aos desafios do mercado

Aa Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL), observou em seu depoimento à Tribuna Independente, que enquanto empresário, conhece bem os desafios de tirar um negócio do papel e persistir mesmo em meio às adversidades.

“É preciso se reinventar e encarar cada obstáculo. E, hoje, a Tribuna completa 15 anos firmes em seu compromisso de noticiar os fatos de forma independente. Toda a sua equipe está de parabéns”, colocou.

Marcelo Saldanha, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL), parabenizou à Tribuna por seus 15 anos afirmando ser um momento de muita alegria para o estado, tendo em vista, que ser veículo que nasceu com um propósito e uma missão tão importante, ter vida longa, driblando os desafios de seu mercado. “Para nós, da Ademi-AL, poder contar com a seriedade e a competência de sua equipe na cobertura das notícias do Estado é motivo de muito orgulho”, recordou.

Paulo Gustavo Calado, pró-reitor de Marketing, Vendas e Relacionamento do Centro Universitário Tiradentes (Unit-Alagoas) garantiu a importância da Tribuna Independente, como veículo de comunicação que cumpre seu dever, com ética e profissionalismo, de levar a informação aos alagoanos.

“Muito mais do que celebrar, partilhamos um sentimento de carinho e parceria com todos os que fazem a Tribuna Independente, em especial à sua diretoria e equipe de jornalismo, que sempre esteve contribuindo e levando conteúdos na nossa instituição de ensino para seus leitores e seguidores. Que venham mais anos pela frente, sendo fortes, comprometidos com a informação e capazes de fazer a diferença”.

Em nome do Centro Universitário (Cesmac), o reitor João Rodrigues Sampaio Filho, parabenizou a Tribuna Independente pelos seus 15 anos de existência, promovendo a comunicação de forma séria e responsável, sempre comprometida com a divulgação segura de informações. “Esta data festiva é também um presente para a sociedade alagoana, que reconhece a importância de um veículo de comunicação confiável e idôneo”.