Cidades
Aos 81 anos de idade, morre Nelson da Rabeca
Rabequista deu entrada no HGE com dores estomacais e problemas na pressão arterial
Faleceu na manhã desta sexta-feira (22), aos 81 anos de idade, Nelson da Rabeca, patrimônio vivo da cultura de Alagoas desde 2009. Ele deu entrada no Hospital Geral do Estado (HGE) na noite de quinta-feira (21), depois de ser atendido numa UPA em Marechal Deodoro, com dores no estômago e problemas de pressão arterial. Até o momento, a cauda da morte não foi divulgada.
Nelson da Rabeca nasceu em 1929 na cidade de Joaquim Gomes. Rabequista, acordeonista, compositor e luthier alagoano, ele trabalhou no corte de cana-de-açúcar. Aos 54 anos de idade, aprendeu a tocar e a construir, de forma autodidata, o instrumento rabeca sozinho, após ver um violino na televisão.
Nelson da Rabeca foi descoberto pelo pesquisador musical paulista José Eduardo Gramani, durante uma apresentação na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, o que gerou a oportunidade para gravação de seu primeiro disco, em 1994.
Nelson da Rabeca construiu mais de 6 mil rabecas e gravou quatro álbuns, o último em 2018 ao lado do músico suíço Thomas Rohrer. Sua esposa, Dona Benedita, participava de suas apresentação e discos nos vocais.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro




