Cidades

Seprev resgata idosa de 84 anos vítima de maus tratos e negligência em Jacarecica

Ação aconteceu em conjunto com o Grupo Especial de Apoio Investigativo da Polícia Civil

Por Everton Dimoni com Ascom Seprev/AL 18/03/2022 17h13
Seprev resgata idosa de 84 anos vítima de maus tratos e negligência em Jacarecica
Idosa vivia em situação de vulnerabilidade e negligência ocasionada pelo filho alcoólatra - Foto: Ascom Seprev/AL

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (NAPI) da Casa de Direitos, realizou, na tarde desta sexta-feira (18), o resgate de uma idosa de 84 anos, vítima de maus tratos e negligência, no bairro de Jacarecica. A ação aconteceu em conjunto com o Grupo Especial de Apoio Investigativo (Geai), da Polícia Civil de Alagoas.

Segundo a assistente administrativa do NAPI em Maceió, Karoline Moura, a idosa vivia em situação de vulnerabilidade e negligência ocasionada pelo filho alcoólatra, que possuía a curatela da mãe. Além da idosa, a nora e o neto da vítima também viviam em situação de vulnerabilidade e foram encaminhados pela equipe técnica ao Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (NAMVV), na Casa de Direitos.

“A situação já vinha sendo acompanhada pelo NAPI, que realizou intervenções buscando a melhoria na qualidade de vida da vítima. Contudo, não houve êxito, sendo necessária a retirada da idosa para a residência de outra filha e o encaminhamento da mulher e da criança para o Núcleo da Mulher, na Casa de Direitos de Maceió”, disse.

Além da idosa, a nora e o neto da vítima também viviam em situação de vulnerabilidade (Foto: Ascom Seprev/AL)


Karoline Moura explica que as propostas do NAPI incluem atuação na mediação e conciliação de conflitos, assessoria jurídica voltada para os direitos da pessoa idosa, intermediação e encaminhamento aos órgãos jurídicos, articulação junto aos órgãos assistenciais de proteção ao idoso, atendimento psicossocial, entre outros.

“Em casos de violência contra o idoso, por exemplo, nós acompanhamos a ocorrência de perto, realizando visitas e ofertando gratuitamente na Casa de Direitos assistente social, psicóloga e advogada”, explicou.

O Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa funciona na Casa de Direitos de Maceió, localizada no mirante do Jacintinho, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Os interessados no atendimento podem entrar em contato por meio do telefone (82) 98727-7152, que também funciona como WhatsApp.