Cidades

21 de março de 2021 17:59

Decreto estadual não proíbe venda de bebidas alcoólicas

Manchete compartilhada no WhatsApp é falsa; decreto determina fechamento de bares, mas mantém delivery

↑ (Imagem: Agência Alagoas)

Um link circula no WhatsApp com a manchete de que o governador Renan Filho proibiu a venda de bebidas alcoólicas em todo o estado para combater o avanço da Covid-19. A informação é falsa. O novo decreto, que entra em vigor às 0h desta sexta-feira (19) e será válido por 14 dias, proíbe a abertura para atendimento presencial de bares e restaurantes, mas permite o funcionamento de delivery e o sistema pegue e leve.

O conteúdo falso é apresentado como uma notícia do portal G1. “Governador Renan Filho anuncia lockdown de 21 dias e Lei Seca, proibição da venda de bebida alcoólica em todo o estado de Alagoas, adoção rígida no combate à Covid-19”, afirma a falsa manchete.

Decreto 73.650  coloca Alagoas na Fase Vermelha de Distanciamento Social Controlado com várias medidas, entre elas, a proibição de abertura de bares e restaurantes para o atendimento presencial, mas permite a comercialização por delivery e pelo sistema pegue e leve. Ou seja, as novas normas não proíbem a venda de bebidas alcoólicas.

As medidas também não se tratam de lockdown, porque não há bloqueio total da circulação das pessoas, apenas restringe em um horário determinado, das 21h às 5h, com exceção de quem precisa sair de casa para trabalhar ou ter acesso aos serviços essenciais, que são mantidos normalmente. Os demais estabelecimentos seguem com permissão para funcionar em horários reduzidos de terça à sexta-feira. Confira as restrições com detalhes aqui .

O fechamento temporário de bares não tem relação com a Lei Seca, como citada na falsa manchete. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informou que as operações da Lei Seca seguem normalmente, de acordo com o protocolo sanitário estabelecido pelo governo do estado.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.

Fonte: Agência Alagoas

Comentários

MAIS NO TH